Pandemia derruba procura por testes de HIV, saiba como fazer o teste gratuitamente em Palmeira
O Paraná segue uma tendência que ocorre não só no País, como também no mundo: a queda no número da procura por testes para detecção do vírus HIV. Com a pandemia da Covid-19, houve uma redução na procura por este serviço, assim como tantos outros da área. E essa queda impactou diretamente nos dados de novos casos de HIV nos dois últimos anos, que estão subnotificados.
A taxa de detecção de HIV por 100 mil habitantes no Paraná foi de 22,4 em 2019, 15,6 em 2020 e 18,1 no ano passado. Para a Aids, a taxa em 2019 foi de 9,7; em 2020 de 7,2, e 8,0 em 2021.
A implantação dos testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis forma um conjunto de estratégias do Ministério da Saúde, que tem como objetivo a detecção precoce e início de tratamento imediato da população ao diagnóstico do HIV, detecção de sífilis, e das hepatites B e C. Ocorrendo assim a quebra na cadeia de transmissão.
O Sistema Único de Saúde oferece gratuitamente os testes sendo que estes são práticos e de fácil execução sendo realizado por profissionais capacitados, visto que dentro das Estratégias de Saúde da Família no município de Palmeira o profissional que realiza e possui acesso ao sistema de informação é o enfermeiro, onde além da coleta e execução dos testes rápidos há também um processo de aconselhamento.
Os testes rápidos devem ser feitos com regularidade e principalmente se tiver passado por alguma situação de risco como sexo desprotegido, acidente com material biológico, uso compartilhado de seringas e agulhas, violência sexual e outros.
Porém, todas as pessoas acometidas por essas doenças possuem um período denominado de janela imunológica que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a detecção do marcador da infecção. Isto quer dizer que mesmo a pessoa infectada, o resultado do teste pode dar falso negativo, se estiver nesse período, dessa forma é orientado a repetir os testes e passar por uma nova avaliação e orientação do profissional de saúde.
Lembrando que os usuários podem fazer esses testes por periodicidade e não apenas quando passar por alguma situação de risco.
Procure um profissional de saúde da ESF de sua referência e se informe sobre a realização dos testes.
HIV
HIV é a sigla em inglês para “vírus da imunodeficiência humana”. A infecção por esse vírus pode levar a uma doença conhecida como síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids, em inglês). O HIV ataca as células responsáveis pelo sistema imunológico em humanos, podendo deixar os infectados com a saúde muito debilitada.
Ser infectado pelo HIV, no entanto, não significa desenvolver Aids. O vírus da imunodeficiência humana é classificado como um retrovírus, que possui um período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença.
Com informações da Agência Estadual de Notícias e Prefeitura Municipal de Palmeira
Foto: Arquivo SESA
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais