Historiadora comenta sobre dia 21 de abril, feriado de Tiradentes
Nesta quinta-feira (21) é feriado nacional no Brasil, ele remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier popularmente conhecido como Tiradentes em referência ao seu ofício de dentista. Vanessa Albano, professora de História e integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) comenta sobre essa data.
A Historiadora conta que Tiradentes ficou famoso por ser um dos líderes da inconfidência mineira e foi o único entre os inconfidentes a receber a pena capital, ou seja ele foi enforcado, decapitado, esquartejado para que os súditos da coroa nunca se esquecessem da lição. “Portanto a celebração dessa data é importante porque Tiradentes é considerado um dos bravos brasileiros que lutou pela independência do domínio dos portugueses”, explica Vanessa.
Ela comenta ainda que com a independência do Brasil deu-se início a um processo de construção da ideia de nação e de povo brasileiro, esse processo com o advento da república ganhou uma nova face, era a vez de se eleger os símbolos e os heróis da nação. “Se Tiradentes foi considerado traidor pela coroa portuguesa, na república foi retomado como um símbolo de resistência, liberdade e independência do Brasil e portanto um herói nacional, por isso somente em 1.975 quando o Marechal Castelo Branco sancionou a lei número 4.897, que o dia 21 de abril tornou-se feriado nacional e Tiradentes oficialmente patrono da nação brasileira”, finalizou.
Texto: Andrea Borges
Foto: Canva
Notícias Relacionadas
Última Apresentação da Peça 'Retrovisor' acontece nesta noite (24)
Hoje, 24 de outubro, a Cia Impacto em Cena apresenta a última exibição de sua aclamada peça “Retrovisor”, que celebra os icônicos anos 80. O espetáculo, que combina música ao vivo, dança e interpretação, ocorrerá às 19h30 no Cine Leia Mais