Prefeito Sérgio Belich fala sobre manutenção das estradas rurais de Palmeira
Hoje (16) no noticiário P7 o Prefeito Sérgio Belich, esteve comentando a respeito da manutenção das estradas rurais de Palmeira.
Sérgio comentou que as estradas ainda não estão em conformidade com o que a Prefeitura sonha e com o que se pretende fazer. “Tudo vem de um processo. Lógico que a gente tem muita coisa para fazer, não vamos conseguir atender 100% da demanda, mas a gente vai procurar atender da melhor forma. Vocês não tem noção da quantidade de pedra que saiu em anos anteriores daquela nossa pedreira de Vieiras, isso os moradores falam, que eram caminhões e caminhões saindo o dia inteiro de lá, e para onde foram essas pedras? Será que foram todas para as estradas rurais de Palmeira? Fica a pergunta no ar, eu acho que se tivesse ido, todas para as estradas rurais de Palmeira hoje estava fácil fazer a manutenção”, disse
O Prefeito disse também que o município está aguardando 4 retroescavadeiras novas, 1 rolo compactador e 2 caçambas. “A prefeitura já licitou, já comprou, já foi faturado, era para entregar dia 26, 27 de dezembro e até hoje não veio. A empresa está alegando que não tem pneu porque a carreta foi comprada completo, então essas dificuldades acontecem”, explicou
Sérgio contou também que existem 3 plainas novas na garagem da Prefeitura esperando as associações de moradores do interior irem lá fazer um contrato e retirar. “A prefeitura não pode chegar lá e dar a plaina para 1,2,3 pessoas. Eu tenho que ter um contrato, um convênio com as associações de moradores, só que elas têm que se organizar, fazer o seu CNPJ organizar e ir lá requerer”, comentou o Prefeito.
Ele comentou ainda, que hoje a Prefeitura tem em caixa R$ 42 milhões, e disse que gestão optou por fazer as coisas certas e isso demora a ser feito. Outra questão abordada foi a respeito da extração de pedras no Município, Sérgio disse o Município teve de comprar um britador após problemas com aluguéis de britadores, em um dos casos não era britado o número de metros quadrados contratado . “A prefeitura gastava R$ 64 mil por mês com ela (a dona da empresa licitada), tinha no contrato que ela tinha que britar em torno de 8.000 m³ por mês, mas percebemos nos primeiros meses que ela não britava nem 2.000 m³. Então ela não estava atendendo a demanda do contrato e nós começamos a pressionar as empresas relacionadas”, disse. O município recebeu um britador em janeiro, após ficar 8 meses e meio com impasses e problemas de licitação.
Na semana retrasada, a máquina que abastece o britador, que é da prefeitura, teve que sair para fazer os serviços de ponte e também tirar uma balsa que estava afundada há 5 anos no Cantagalo, no momento a máquina está fazendo troca de óleo, revisão, para voltar para a pedreira. “Estamos comprando mais um britador, e nós queremos colocar os 2 britadores lá para fazer estoque de pedras”, explicou.
Sérgio disse que o maquinário que a Prefeitura possui no momento não é satisfatório. “Nós temos 5 patrolas, uma patrola está estragada desde que entramos, porque começaram tirar a peças e não tem a mínima condição de voltar a funcionar, temos 2 patrolas que estão em revisão, e temos 2 que estão operando, acho que temos umas 4 ou 5 retro escavadeiras, uma pior que a outra, e não foi nós que estragamos elas. Algumas máquinas são de baixa qualidade, e infelizmente por licitação não se pode escolher por marca”, comentou.
A Prefeitura entrou com processo de licitação de terceirização de serviços das estradas rurais no final do ano passado, pois segundo Sérgio os maquinários e o pessoal não tem condições de resolver os problemas das estradas. “Fomos atrás e os orçamentos vieram um absurdo, querendo cobrar 40,00 reais o quilômetro rodado de um caminhão, querendo cobrar 700,00 reais por hora de patrola, 300,00 reais de retroescavadeira, se a gente faz uma licitação dessa e uma empresa ganha com o preço dele vão nos chamar ou de ladrão ou de burro”, disse o Prefeito.
No momento está sendo montando um edital de licitação com pregão eletrônico, que segundo o Prefeito, deve baixar um pouco mais os valores. “Estamos tentando essa semana, fazer uma dispensa de licitação emergencial para poder contratar essas máquinas, pelo menos por 30 dias para poder atender a população”, disse.
Sérgio comentou sobre a importância de registrar denuncias e pedidos através do site da Prefeitura. “Não adianta registrar no Facebook, Facebook não é órgão oficial, faça um registro oficialmente lá no site da ouvidoria, para que a gente possa ver e abrir um processo administrativo”, finalizou
Texto: Andrea Borges
Foto: Bruna Camargo
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