Padre João Marcos explica o significado da Via Sacra

O tempo da Quaresma convida os cristãos a rezar e a mergulhar mais na experiência com Deus, nas sextas-feiras a igreja pratica o costume de rezar a Via Sacra.
Segundo o Vigário Paroquial, João Marcos Polak, a Via Sacra nos leva a contemplar a vida de Jesus. “Muitos não sabem que rezar piedosamente a via Sacra, percorrendo o mesmo caminho feito por Jesus, concede as indulgências plenárias ao fiel que a reza, isto é, o perdão dos pecados, das faltas, das culpas. Vale lembrar que se faz necessário que haja um deslocamento de uma estação para outra, remetendo ao percurso realizado por Jesus, com a graça das indulgências, podemos conceber sufrágio as amas do purgatório, concedendo a elas a graça de adentrar o céu”, disse
O Padre ressalta que a espiritualidade da oração da via Sacra ajuda a cada fiel a meditar os momentos de dor de Jesus, assim realizando no seu coração reconhecimento do amor de Jesus por cada um de nós. “Jesus deixou-se escarnecer a ponto de ficar desfigurado, como em Isaías, a própria palavra narra de modo a prefigurar o sofrimento de Jesus tão desfigurado estava que havia perdido a aparência humana. Então nós contemplamos na via Sacra a vida de nosso senhor Jesus Cristo, primeira estação, segunda estação, vamos meditando desde o julgamento do senhor, sua caminhada, sua entrega, sua flagelação”, explica ele.
Na igreja Matriz as Vias Sacras serão nas sextas-feiras às 06h30. Nas comunidades São José do Rocio II e Fátima, o horário é das 19h.
Texto: Andrea Borges
Notícias Relacionadas
'Normas do Matrimônio' abre nova turma para maio 2025
Se você trabalha com eventos e atua em cerimônias de casamento da Igreja Católica, a Arquidiocese de Curitiba está com inscrições abertas para o curso “Normas do Matrimônio”. O curso é voltado para cerimonialistas, músicos, floristas, decoradores, fotógrafos e cinegrafistas e aborda as normas da Igreja para todos os Leia Mais