Ipiranga FM doa acervo histórico do Noticiário P7 para Museu de Palmeira

Ao longo de sete décadas, as famílias palmeirenses e da região, acompanham o Noticiário P7. Nos idos das décadas era conhecido como o Diário Oficial de Palmeira, devido a sua importância e relevância na comunicação dos fatos e acontecimentos no município e cidades vizinhas, além de informações gerais de âmbito estadual e nacional.
Nestes mais de 70 anos, diversos redatores escreveram a história desta terra, deixaram um pouco de si, trazendo os acontecimentos para conhecimento do público, dando o seu parecer sobre eles, buscando acima de tudo, a verdade.
Cada Noticiário P7, tem a sua identidade e carrega a história que Palmeira vem construindo. A redação deste programa jornalístico é feita buscando a imparcialidade, objetividade e compromisso com a população, algo que para Bruna Camargo, jornalista da Ipiranga FM é o alicerce do Jornalismo. “Transformar fatos em notícias sempre com credibilidade é o norteador da função social dos jornalistas. Como muitos estudiosos destacam, quando preservamos esta história, neste caso, as redações do Noticiário P7, preservamos a história de Palmeira, da nossa região e também do Jornalismo, contribuindo até mesmo com a formação de futuros profissionais. Saber de onde viemos e para onde vamos é a chave para nosso crescimento”, destacou a redatora.
Ao longo destes anos, a emissora guardou mês a mês, uma cópia deste material que era irradiado, como obrigação imposta pelas leis, mas também como material de pesquisa.
Atualmente, com o advento dos arquivos digitais, o material impresso, acabam ficam obsoletos, visto que as cópias podem ser guardadas em plataformas digitais (online ou não) sem a necessidade de ocupar espaço.
Com isso, a emissora decidiu doar seu acervo para o Museu Histórico de Palmeira. O Historiador e Assessor de Cultura Paulo Taufer , explicou qual trabalho será realizado com este material. “Nesta semana a Rádio Ipiranga junto com o Museu Histórico firmaram parceria, que consiste na doação de documentos, de acervo da Rádio que passam agora a ser do Museu Histórico. Essa documentação consiste em 30 anos, mais de 30 anos na verdade de pautas do Noticiário P7, que é o noticiário mais tradicional e mais longevo da cidade, da mídia palmeirense. Portanto a rádio faz a doação destes arquivos, e caberá agora ao Museu então acondicioná-los, fazer toda a catalogação, separá-los e deixar este material a disposição de pesquisadores, historiadores, enfim, interessados no tema”, comentou o Historiador.
Muito deste material se perdeu devido a própria falta de cuidado ou de um espaço que pudesse ser mais bem armazenado. Porém, ainda hoje o acervo conta com mais de 30 anos de Noticiários impressos.
Texto: Rinaldo Agottani
Fotos enviada pela Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Acadêmicos da UEPG promovem clube de leitura no Museu Histórico de Palmeira
Acadêmicos do curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promovem, a partir do dia 26 de julho, um clube de leitura gratuito no Museu Histórico de Palmeira. A atividade, que integra um projeto de prática acadêmica, Leia Mais
Orquestra Raízes de Palmeira lança videoclipe em homenagem à cidade
A Orquestra de Viola Caipira Raízes de Palmeira preparou uma homenagem especial para a cidade. Na próxima sexta-feira, 4 de julho, será lançado o videoclipe da música “Um Dia em Palmeira”, uma composição que celebra as belezas e a Leia Mais