Comunidade São José do Farajala Bacila celebra o padroeiro neste fim de semana

Comunidade São José do Farajala Bacila celebra o padroeiro neste fim de semana

Publicado em: 5 mar, 2022 às 20:34

Teve início na quinta-feira (03) o tríduo preparatório para a festa em louvor a São José, na Comunidade Elias Farajala Bacila. Não haverá atividades festivas no domingo (06), mas todos os momentos religiosos estão previstos em homenagem ao padroeiro.
No domingo (06) haverá Missa Solene às 10 horas e todos são convidados a celebrar o Padroeiro São José.
Estudos da historiadora Vera Lucia Mayer apontam que até chegar a criação de um templo religioso da comunidade São José do Farajala Bacila os fiéis se mobilizaram e por muitas vezes as missas foram realizadas nas casas ou espaços cedidos por membros da comunidade. “A primeira missa por exemplo foi celebrada pelo Padre Aurélio no barracão do senhor Wilson Marins no dia 18 de setembro de 1994, e o primeiro culto, no mês de novembro, foi na casa do senhor Pedro Della Libera, sendo celebrado pela irmã Nair Ançanello, na época a coordenadora de catequese da Paróquia”, mostram os documentos.
O ano era 1998 e a comunidade neste período ainda sem poder ter um espaço físico, cada passo mudava de endereço para os encontros, chegaram até a celebrar no vestiário do estádio de esportes ali próximo. “O sonho era de obterem um terreno e um local mais apropriado para se reunirem, até que pela intermediação de um vereador (João Alberto Ferreira da Costa), que pleiteava junto a municipalidade a liberação de um espaço que seria de uma praça, para se construir a igreja. O que não foi preciso, pois a senhora Solange Vera Bacila Acras entrou em contato com uma herdeira da família Bacila, a senhora Lindamir Farajala Bacila, a qual doou um lote e fez a escrituração para a comunidade. E condicionou a doação desde tivesse como padroeiro “São José”. E isso obviamente foi acatado pela comunidade. Dali em diante temos então a Comunidade de São José do Farajala Bacila”, segundo documentos de Vera.
Hoje a comunidade é prestigiada não só pelos moradores, mas também por diversas outras famílias, e todos os anos no mês de março a comunidade promove a festa em louvor a seu padroeiro. E ainda outras promoções são realizadas para subsidiar as despesas de manutenção e finalização das obras em alvenaria.

Texto: Andrea Borges e Elder Scolimoski
Foto: João Borges Júnior/ Arquivo PASCOM