Historiador comenta sobre carnavais de Palmeira da década de 1910
Ao falar de carnaval em Palmeira muitos relembram com saudosa memória festividades que aconteceram ao logo do século 20 em clubes ou até mesmo na rua.
Segundo o historiador Paulo Tauffer provavelmente, ainda no final do século 19, iniciou-se algumas festas carnavalescas em Palmeira, sejam festas fechadas, bailes fechados e particulares, ou pequenas bandas de pequenos blocos de rua. “Porém, as festividades vão ganhar muito importância e tamanho a partir da década de 1910, com o surgimento dos primeiros clubes, das primeiras associações de trabalhadores, eu destaco o clube beneficente, que vai ser fundamental fazendo aglutinação, e ao envolvimento das pessoas, dos trabalhadores que estavam associados ao clube”, explicou. Nesse caso se tratava de carnavais fechados em clubes, com baile de máscaras, concursos de rei e rainha.
De acordo com o historiador, o Carnaval de Rua em Palmeira teve seu auge anos 50 e 60 provavelmente pelo número de adeptos, e pelos clubes passarem a ficar pequenos para tanta gente. “E isso os levou para as ruas, as pessoas passam a ocupar as ruas em festa, então o Carnaval em Palmeira, a gente poderia dizer que nos anos 50 e 60, chegou muito próximo do que a gente vai ter pelo resto do Brasil, com os blocos e uma grande festa popular e muito espontânea também, então toda a Juventude daquela época, viveu e conviveu com o Carnaval de Rua ou então Carnaval dentro dos clubes”, disse Paulo.
Com o passar dos anos as festas foram diminuindo, a cidade já não tem mais adesão por essa tradição, inclusive, pela própria questão do clube beneficente, que era fundamental na participação popular e que também acabou deixando de existir”, finalizou.
Por Andrea Borges
Foto publicada por Jair Vida no grupo do Facebook “Amigos de Palmeira”
Notícias Relacionadas
Última Apresentação da Peça 'Retrovisor' acontece nesta noite (24)
Hoje, 24 de outubro, a Cia Impacto em Cena apresenta a última exibição de sua aclamada peça “Retrovisor”, que celebra os icônicos anos 80. O espetáculo, que combina música ao vivo, dança e interpretação, ocorrerá às 19h30 no Cine Leia Mais