Museu a céu aberto de Palmeira: Sítio Minguinho possui amplo acervo da colonização da cidade

Museu a céu aberto de Palmeira: Sítio Minguinho possui amplo acervo da colonização da cidade

Publicado em: 20 fev, 2022 às 9:46

O Sítio Minguinho é um sítio particular localizado no meio rural de Palmeira, na colônia de Santa Bárbara. Nesse local o visitante faz uma viagem pelo tempo, nos ciclos econômicos da época da colonização da cidade.
Segundo o Diretor de Cultura e Turismo do município, Igor Moreira, o sítio possui um amplo acervo de móveis, objetos e utensílios criados ou trazidos pelos imigrantes das várias etnias que compõem Palmeira, principalmente pelos alemães do volga. “O sítio tem ainda objetos como barbacoa, roda d’água, monjolos e ambientação de réplicas, por exemplo, de uma sapataria, uma Bodega, uma ferraria, que mostram como eram os ofícios dessas profissões que hoje já estão a maioria delas em extinção”, explicou.
Igor comentou sobre outro ponto de destaque do atrativo, que é a casa típica russo alemã, ela é ricamente adornada por objetos históricos  que faziam parte do dia a dia desses primeiros imigrantes. “Nas paredes da entrada estão artigos exóticos de etnias de Palmeira e da região, como por exemplo, de Witmarsum dos alemães, das capelinhas de Vieiras dos portugueses, do Sutil dos africanos, da colônia Cecília os italianos anarquistas e da colônia dos russos.
A decoração do local chama muito atenção pela presença de objetos como: ferros a brasa, lampiões, bengalas, rádios antigos, porcelanas, amassadeira de pão gamela e até um fogão a lenha fabricado em Minas Gerais.

Visitação
As visitas no sítio são guiadas pelo proprietário, Arnoldo Monteiro Bach, que é professor e autor de diversos livros que tratam sobre a história do município. “É uma visita que realmente vale muito a pena. O local fica em Santa Bárbara, a cerca de 11 km a partir do centro do município, sentido pela PR 151. Para mais informações pode entrar em contato pelo telefone 3252-3362”, disse.
As visitas no sítio são apenas para grupos pré agendados.

Por Andrea Borges
Foto: Prefeitura Municipal de Palmeira