Viticultores estão finalizando a safra da uva em Palmeira
Com a colheita feita, é hora de processar a uva e fazer suco, vinho, geleia, congelar a poupa e aguardar a próxima safra. Nilton Antônio Wendler, viticultor em Palmeira, comenta sobre a safra deste ano na cidade.
Segundo Nilton houve quebra da produção neste ano devido a falta de chuva, mas ele destacou que mesmo com a redução da quantidade a uva teve uma qualidade superior. “Agora é só terminar o ‘processamento’. A gente tem um pouco de uva na câmara fria, mas provavelmente semana que vem a gente conclui todo o serviço. A safra deste ano foi um pouco menor que a do ano passado em função da estiagem, que ocorreu no município e na região toda, então diminuiu a produção, deve ter quebrado em torno de uns 40%. A gente perdeu em quantidade, mas ganhou em qualidade, porque a uva esse ano ficou muito mais doce, a qualidade dos nossos produtos vai ficar bem superior as do ano passado”, disse.
Nilton Wendler comentou ainda, sobre a não realização da feira, neste mês de fevereiro. “Amanhã não será realizado a feira por que ainda estamos terminando a safra. Todos os nossos produtos têm lá vagão próximo a rodoviária, você pode comprar lá com o mesmo preço que a gente normalmente comercializa em nossa casa”, comentou.
Foto cedida por Nilton Wendler
Texto: Andrea Borges e Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Cafpal recebe R$ 429 mil para construção de sede própria em Palmeira
A Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (Cafpal) recebeu recentemente um repasse de R$ 429 mil da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) para a construção de sua sede própria. O valor foi aprovado por meio de Leia Mais
Agricultor Roberto Gurski fala sobre a repercussão da matéria no Globo Rural
Após a exibição de uma reportagem especial no programa Globo Rural sobre atividades desenvolvidas em uma propriedade familiar de Palmeira, o agricultor Roberto Gurski, conhecido como “Beto do Feijão”, compartilhou a repercussão positiva que a matéria trouxe para seu Leia Mais