Vigilância disponibiliza Whatsapp para tirar dúvidas sobre castração de animais em Palmeira
Teve início ontem (1º) o Programa de Controle de Cães e Gatos de Palmeira, com a castração de dois animais. De acordo com informações da Prefeitura, ainda nesta semana outras cinco castrações irão acontecer, totalizando sete castrações semanais programadas. Ao todo serão 30 realizadas por mês, divididas entre as quatro clínicas veterinárias que participam do Programa por convênio.
O Programa de castração é voltado para famílias em vulnerabilidade social, as quais devem ser beneficiárias do Auxílio Brasil (Bolsa Família) e que comprovem vínculo ativo com o programa, acumuladores de animais, protetores independentes, ONGs de proteção animal e cães de rua. A médica veterinária da Vigilância em Saúde Caroline Marie Sundin de Paula, comentou sobre os critérios para inscrever o animal de estimação. “Inicialmente o programa é voltado para famílias com vulnerabilidade social, acumuladores de animais, protetores independentes”, disse Caroline
Para inscrever o animal no programa, o responsável deve ir ao setor de Protocolo, na Central de Atendimento ao Cidadão (rua Luiza Trombini Malucelli, 134, em frente ao Corpo de Bombeiros) e solicitar o cadastro no programa, portando documentos como CadÚnico, comprovante de ser benificiário do Auxílio Brasil (Bolsa Família), no caso das famílias em vulnerabilidade social, e uma conta de água e luz, além de preencher a ficha de cadastro com todos os dados.
Cuidados
Para participar do programa, o animal precisa ter no mínimo 6 meses de idade e ser saudável. Cães precisam tomar banho no dia anterior à castração. É preciso que o animal fique 6 horas sem tomar água e 12 horas sem comer antes da castração.
Será repassado ao proprietário o endereço da clínica na qual ocorrerá a castrações e o horário. O transporte é responsabilidade do proprietário, que deverá assinar um termo de responsabilidade.
Após a cirurgia o proprietário deve observar o curativo e os pontos por uma semana e aplicar a medicação receitada pelo veterinário. Os animais castrados receberão microchip com informações sobre o animal. Esses animais serão acompanhados por seis meses pela veterinária da Vigilância.
Proteção e saúde pública
A castração de animais é importante ao Município e à sociedade para minimizar o problema da superpopulação de cães e gatos, além de promover a proteção de animais com a devida castração, em especial para as famílias em estado de vulnerabilidade, bem como proteger a saúde pública, não acarretando risco de propagação de zoonoses.
Outro fator é que a esterilização de animais tem como finalidade atenuar a quantidade de animais errantes, cujas crias indesejadas são abandonadas nos logradouros e se tornam um problema de ordem pública. É oportuno destacar que a efetividade nos serviços públicos prestados acarreta em benefícios para a população e o controle de animais faz parte das competências da Administração Pública.
Para esclarecer demais dúvidas, o interessado pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental, através do telefone: 3909-5096, ou pelo Whatsapp (62) 8321-8068.
Texto: Andrea Borges com informações da Prefeitura Municipal de Palmeira
Foto: Prefeitura Municipal de Palmeira
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais