Prefeito e Observatório Social pedem aos empresários que participem de licitações da Prefeitura Municipal

Prefeito e Observatório Social pedem aos empresários que participem de licitações da Prefeitura Municipal

Publicado em: 1 fev, 2022 às 9:55

Aconteceu na noite de ontem (31) na sede da Associação Comercial e Industrial de Palmeira (Acip), a apresentação do 3º relatório quadrimestral de atividades desenvolvidas pelo Comitê Gestor de Palmeira em conjunto com o Observatório Social do Brasil Campos Gerais – Ponta Grossa.
O prefeito Sergio Belich, o procurador do Município Carlos Eduardo Rocha Mezzadri e o Presidente do Legislativo, vereador Egon Krambeck estiveram presentes. Com duração de uma hora, a apresentação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.
O ex-presidente do Observatório Social do Brasil e Gestor Nacional da Força Tarefa Cidadã, Ney da Nobrega, conduziu os trabalhos e destacou três pontos principais: assinatura do Termo de Compromisso realizado entre a Prefeitura e o Observatório Social; alterações no Portal de Transparência do Município; e o grande valor de dinheiro dos impostos que está sendo levado embora por empresas de outros municípios.
Ney comentou sobre o montante de dinheiro que não fica em Palmeira por falta dos empresários participarem dos processos licitatórios. “Nós mostramos aqui uns números que apontam que de 14 milhões de reais que a Prefeitura comprou só em 4 meses, aproximadamente 9 milhões vão ser fornecidos a empresas que vem de fora, de outros Estados. Nós temos que unir a sociedade, capacitar os empresários e as empresas locais para se tornarem fornecedores desses produtos, não é possível que nós deixemos que o dinheiro do nosso imposto que poderia estar circulando aqui na nossa cidade esteja indo embora”, comentou Ney.
O prefeito Sérgio Belich, se demonstrou satisfeito com a atuação do Observatório Social  em relação à administração. “Para nós é um orgulho, antes de formar minha equipe de secretários, eu procurei Observatório Social e queria que eles fizessem parte da nossa administração, cuidando e fiscalizando, vigiando as nossas ações, porque eles fazem um trabalho voluntário, não é uma fiscalização política e sim uma fiscalização comprometida com o Município”, explicou Sergio.
Segundo Sérgio, o Observatório Social trabalha para que o Município economize dinheiro. “As vezes o trabalho que eles fazem, muitos vereadores deveriam fazer. Não é um trabalho que aparece, mas  sim fomenta o município. Se acharem algum erro, eles procuram o Município para que a gente possa consertar, e se a gente não consertar e continuar o erro eles denunciam ao Ministério Público”, contou o Prefeito.
O Prefeito fez um apelo aos empresários de Palmeira, para que participem das licitações da Prefeitura Municipal. “Temos feito um trabalho junto a ACIP e ao Observatório para incentivar os empresários palmeirenses a participar não só das licitações de Palmeira mas como de São João do Triunfo, de São Mateus e Ponta Grossa. É uma oportunidade que abre para você vender pra fora do teu mercado. Então, por favor, empresários de Palmeira, participem das licitações, nos ajudem a economizar mais, para que o dinheiro possa ficar aqui no município e vocês possam investir na cidade”, finalizou.

Por Andrea Borges e Elder Scolimoski
Foto: Reprodução/Observatório Social do Brasil – Campos Gerais