Comandante Estadual da Polícia Militar faz visita inédita a Palmeira

Comandante Estadual da Polícia Militar faz visita inédita a Palmeira

Publicado em: 31 jan, 2022 às 9:44

Na última semana esteve presente em Palmeira pela primeira vez, o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.
Ele falou sobre esta visita inédita, e explicou o objetivo da presença nas companhias que englobam o 28º Batalhão da PM da Lapa. “A visita tem por objetivo uma prestação de contas aos policiais militares que trabalham na região, ela precede uma série de visitas que faremos com o alto comando em todo o Estado do Paraná, então todos os chefes do alto comando virão as unidades para verificar a questão de pessoal, de material, questão de planejamento, e auxiliar o comando da região naquilo que for possível. Então hoje eu fiz uma prestação de contas aos Policiais Militares do que nós fizemos em 2021, trouxemos também aquilo que nós pretendemos para 2022. Os comandantes fizeram um relatório dizendo os índices de ocorrência do que está tendo de maior problema, e com base nessas informações nós avaliaremos a situação de efetivo para cada região”, explicou Leôncio.
Segundo Leôncio Teixeira, logo a Companhia da Polícia Militar em Palmeira terá novo endereço na cidade. O Comandante destacou a necessidade de um ambiente melhor para atender as necessidades dos policiais bem como a prestação de um serviço melhor aos munícipes. “Para o ano, a gente já vem numa busca da valorização do nosso policial militar junto ao governo do Estado, buscando melhorias da aplicação  do efetivo com escalas mais condizentes com a realidade e com umas questões aí que dizem respeito alguns direitos que eles têm”, comentou o Comandante.
Ele comentou sobre a necessidade do investimento na patrulha rural para redução da criminalidade e sobre a expectativa da criação das Escolas de Soldados. Nós temos um déficit muito alto de efetivo que gira em torno de 40%, então, as estratégias que estão sendo aplicadas aí pelos comandantes  buscam a redução de criminalidade. Nós temos sim a redução dos nossos índices, apesar do efetivo ser pequeno, o que demonstra é que a aplicação está correta. Estamos ansiosos para o início das escolas de Soldado, temos a previsão de uma contratação de 2 mil policiais militares e 400 bombeiros. Isso vai ajudar bastante, não resolve o problema, mas ajuda bastante os nossos comandantes a dar atendimento a sociedade”, disse o Leôncio.
A respeito da  integração das polícias e forças de segurança, ele comentou sobre os esforços da PM em motivar estas ações entre os órgãos para melhor atender a população. “Nunca houve nenhum problema de relacionamentos das forças da polícia militar com a polícia civil, com o DEPEN, a base se ajuda muito, às vezes, não é nem questão de comando ou de direção, mas os agentes, os soldados, os cabos se ajudam muito no dia a dia, porque eles estão à frente, eles são os primeiros a dar o atendimento. Então nós sempre estaremos motivando, quem ganha com isso é a sociedade. Para o cidadão, não importa a cor da farda, ele quer que  (o cidadão) vá alguém lá do Estado para atender aquela ocorrência, para dar uma orientação ou para para prender aquele indivíduo, então, para ele não importa isso, para nós também  não interessa isso, o que interessa para nós é que a sociedade seja assistida”, finalizou.

Por Andrea Borges  e Rinaldo Agottani
Foto: Kleber Gross