Prefeitura informa que enfermeiros e farmacêuticos podem fornecer termo de isolamento para quem testar positivo para Covid-19

A partir desta quarta-feira (26) os profissionais enfermeiros e farmacêuticos de Palmeira estarão aptos a fornecerem termo de isolamento para pessoas que testarem positivo para doença infectocontagiosa Covid-19. A medida foi publicada no decreto municipal nº 15.081.
De acordo com a redação do novo decreto, ficam autorizados os profissionais enfermeiros e farmacêuticos da área pública e privada, para fornecerem termo de isolamento as pessoas que apresentarem teste positivo para Covid-19 ou com sintomas respiratórios que estejam aguardando o laudo. O termo de isolamento, que substituirá o atestado médico, deverá conter nome, assinatura e carimbo do profissional.
O termo de isolamento também se estenderá para aqueles que habitam na mesma residência do paciente positivado ou aguardando laudo. No momento de emitir o laudo, o profissional deverá indicar o nome daqueles que devem permanecer isolados.
A responsabilidade pela indicação dos nomes daqueles que irão permanecer em isolamento será exclusivamente do paciente, o qual poderá responder cível e criminalmente pelas informações prestadas.
Anteriormente, somente médicos podiam assinar os termos, mas devido ao exponencial aumento nos casos de Covid-19 no início deste ano, considerando a tentativa de se priorizar o controle da doença no âmbito de Palmeira e atendendo ao parecer do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública de Palmeira, autorizado pela 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, o Município optou pela elaboração do novo decreto.
Com informações da Prefeitura Municipal de Palmeira
Imagem: Pixabay
Notícias Relacionadas
Saúde alerta para o aumento da circulação de vírus respiratórios no Paraná
Os vírus sincicial respiratório (VSR) e Influenza A tiveram tiveram aumento na circulação no Paraná nas últimas três semanas. A positividade nos testes para detectar a presença do vírus subiu 133,55% para o VSR, passando de 6,43% em março Leia Mais