Dia Mundial do Compositor: artistas palmeirenses falam sobre trajetória
Melodia, harmonia e ritmo. A composição de uma música é um trabalho que requer muito esforço, estudo e dedicação. E neste 15 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Compositor e assim homenagear esse profissional que através de uma canção consegue expressar tanto, seja animando, alegrando, emocionando ou mesmo nos fazendo refletir.
De acordo com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), a data tem origem no México – onde se criou, em 1945, a Sociedade de Autores e Compositores daquele país – e que o mundo todo adotou, como um modo de homenagear os que fazem a música.
O palmeirense Gabriel Dell Agnolo Busarello conta que começou a compor ainda criança. “Eu comecei quando era bem criança ainda acredito que eu tinha 10 anos, minhas primeiras composições primeiro eu definia alguns acordes, uma melodia ai criei uma letra, as primeiras era com temática, ela veio de uma vontade própria em compor”, disse Gabriel
Para Gabriel, a composição de uma música envolve o emocional como também os conhecimentos teóricos e práticos musicais. Para o compositor, a importância da inspiração não passa de 5% quando se está compondo. “Compor música junta muitas coisas, pega muito a questão emocional, porque você vai compor juntamente com os conhecimentos teóricos e práticos. A inspiração eu diria que ela ajuda na composição de cerca 5% no máximo, é claro que é muito bom acordar um dia inspirado, mas isso é muito raro, você precisa depender dos conhecimentos que você tem, você precisa depender das práticas que você já fez, e como que adquire isso? praticando todo dia igual qualquer outra coisa (…)”, comentou Gabriel.
Kali França também é compositora palmeirense, e contou sobre a sua trajetória com a composição, algo que começou ainda na infância. A jovem destaca inclusive participações teatrais e a importância da composição em sua vida. “Compor sempre esteve presente em minha vida, eu lembro que desde criança já tinha um caderninho que eu andava pra lá e pra cá com ele escrevendo poesias, eu não imaginava que isso ia me abrir tantas oportunidades, inclusive uma das primeiras oportunidades de gravar em estúdio foi quando eu gravei o hino da escola Henrique Stadler junto com mais dois colegas, a partir daí que eu comecei a me interessar e realmente gravar as minhas composições pessoais, gravar meu clipe e também fiz composições para peças de teatro, e tudo isso realmente foi muito gratificante pra mim, foram oportunidades em que eu realmente coloquei o meu lado criativo em prática, e também toquei o coração de outras pessoas, porque a música, a composição, ela toca nosso lado mais sensível”, disse Kali.
O produtor musical Rodrigo Moraes Haniskievicz, destaca como a música está presente em nosso dia a dia. Ele também comentou sobre a dedicação dos compositores em levar o melhor ao público. “Para mensurar a importância do compositor basta você ouvir todas músicas que conhece, aquela musica emocionante, de novela, filme ou que marcou uma parte da sua vida, por trás disso existe um compositor, nós compositores fazemos sempre o melhor para levar todo sentimento através da nossa arte”, comentou Rodrigo.
Por Andrea Borges e Bruna Camargo
Foto cedida pelos entrevistados
Notícias Relacionadas
Última Apresentação da Peça 'Retrovisor' acontece nesta noite (24)
Hoje, 24 de outubro, a Cia Impacto em Cena apresenta a última exibição de sua aclamada peça “Retrovisor”, que celebra os icônicos anos 80. O espetáculo, que combina música ao vivo, dança e interpretação, ocorrerá às 19h30 no Cine Leia Mais