Janeiro Branco: psicóloga destaca o cuidado com a saúde mental

Janeiro Branco: psicóloga destaca o cuidado com a saúde mental

Publicado em: 9 jan, 2022 às 11:12

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Isso porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Ao falar sobre a Campanha Janeiro Branco, a psicóloga Daniela Borkorski, explica o que é saúde mental. “Muitas pessoas quando ouvem essa palavra logo pensam em doenças mentais, mas na verdade, a saúde mental é muito mais do que ausência de doenças, uma pessoa mentalmente saudável ela entende que ninguém é perfeito, que possuímos  limites, que não conseguimos fazer tudo ou agradar a todos, elas são capazes de enfrentar os desafios do cotidiano e as mudanças com mais equilíbrio, e procuram ajuda quando encontram dificuldades em lidar com mudanças, com traumas, com conflitos ou seja, a saúde mental ela está diretamente relacionada a forma com que a pessoa reage as exigências da vida. Ao longo do nosso desenvolvimento, nós vamos montando nossa bagagem, através do que nos é ensinado, do que nós vamos absorvendo, em alguns momentos ela pode pesar, e é a preciso rever o que eu estou carregando, o que está me fazendo mal, me desgastando, me fazendo sofrer, e por isso existe então os psicólogos, que são profissionais preparados para auxiliar no cuidado com a saúde mental que seria então essa nossa bagagem”, explicou Daniela.

A profissional também destaca que de modo geral, as pessoas procuram a terapia quando não conseguem lidar sozinhas com seus problemas, mas que ela também pode ser preventiva, buscando o autoconhecimento. “Existem diversas abordagens e formas de trabalhar com essa ciência, o tipo de terapia certa pra você vai depender muito da tua situação individual, e não existe o momento certo, uma idade certa pra buscar pela terapia, ela pode ser realizada com qualquer idade, o importante é saber por que está sendo buscado pela terapia, geralmente as pessoas buscam quando já não consegue lidar sozinho com seus problemas com essa bagagem. Mas ela também pode ser preventiva onde existe a busca pelo auto conhecimento. Muitas pessoas não observam a importância em cuidar de si mesmo, por achar uma frescura, uma bobeira, apesar da percepção geral ter melhorado por conta de temas que vem sendo falados nas mídias, nas redes sociais, sobre depressão e ansiedade por exemplo, as pessoas ainda ou estão muito ligadas as suas obrigações, ou não acreditam que existe uma seriedade sobre os transtornos mentais e não conseguem levar tão a sério”, comentou.

Daniela também deu algumas dicas de como cuidar da saúde mental e destacou a importância de inserir esses hábitos no dia a dia.

  • Quando você estiver muito tempo preso um problema que seja muito difícil ou realizando uma atividade por muitas horas, se permita parar um pouco, respire, dê uma volta pra que você possa clarear o seus pensamentos, depois retorne pra essa atividade.
  • Sua vida não é aquela que está passando lá na tela do seu celular, nas redes sociais, deixe isso um pouco de lado durante o seu dia, pra poder descansar a sua mente.
  • Procure encontrar a sua felicidade, e não aquela que está lá no Instagram no Facebook.
  • Tire um tempinho para ver sobre a sua vida, se questione você está sendo feliz ou acredita que a felicidade está em outro lugar, essa auto percepção poderá ajudar a tomar decisões que estejam relacionadas aos seus verdadeiros interesses, e não ao que os outros querem que você faça.
  • Se possível vá a um psicólogo, é bem importante, ele é um profissional indicado pra ajudar a cuidar da sua saúde mental.
  • Pense em você, se priorize e faça algo por você, pelo seu bem estar como: cuidar da sua alimentação, realizar uma atividade física, por que cuidar do seu corpo também é cuidar da sua mente.
  • Priorize o seu sono, porque noites mal dormidas elas colaborar o agravamento de transtornos mentais e emocionais.
  • Procure estar próximo de pessoas queridas e que te fazem bem, se nesse momento você está próximo de pessoas que não te fazem tão bem assim se afaste.
  • Reserve um tempo para o seu lazer para atividades que te fazem bem.
  • Tire o foco dos pensamentos ruins e das obrigações do seu dia a dia.
  • Cuide da sua espiritualidade, desenvolva sua fé, independente da sua crença ou religião.

Por Andrea Borges com informações do site Janeiro Branco
Imagem: freepik