Entenda como funciona o serviço de saúde em Palmeira
Uma das indagações frequentes de parte da população de Palmeira é sobre quando procurar o Pronto Atendimento e quando recorrer a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
De acordo com informações da Prefeitura Municipal, o paciente deve procurar o Pronto Atendimento, em casos de urgência ou emergência, em situações quais não há a opção de aguardar ou postergar até o horário de funcionamento da Unidade de Estratégia de Saúde da Família.
A Prefeitura também explicou que Unidades de Estratégia de Saúde da Família devem ser procuradas de acordo com a área de abrangência, com agendamento prévio, ou até mesmo na hora, em que o paciente será avaliado e atendido, ou agendado consulta na sequência, ou até mesmo encaminhado ao Pronto Atendimento ou devidos encaminhamentos, de acordo com a necessidade. Assim como consultas não urgentes ou eletivas, retirada e consulta de encaminhamentos e resultados de exames.
Sobre situações em que não houver atendimento médico na Unidade Básica de Saúde, a informação repassada foi de que é sempre recomendado o paciente procurar sempre a unidade de referência de sua área de abrangência. “Caso haja, em situações esporádica, a ausência de profissional médico na Unidade, a equipe fará a avaliação e direcionamento para outra unidade mais próxima a área do paciente”, pontuou a administração municipal.
Em caso de queixas, denúncias e reclamações, a Prefeitura de Palmeira, possui um canal de ouvidoria, onde o munícipe pode diretamente pelo site (palmeira.pr.gov.br), realizar de forma segura e confidencial sua reclamação, sugestão ou elogio. De acordo com a Prefeitura, o relato será encaminhado para devidas providências diretamente a Secretaria de Saúde.
Por Bruna Camargo com informações da Prefeitura Municipal de Palmeira
Imagem: Pixabay
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