Prefeito e vice-prefeito fazem balanço do primeiro ano de gestão da Prefeitura Municipal de Palmeira

Prefeito e vice-prefeito fazem balanço do primeiro ano de gestão da Prefeitura Municipal de Palmeira

Publicado em: 30 dez, 2021 às 13:38

 O Prefeito Sérgio Belich e o Vice-prefeito Major Schulli, estiveram no noticiário P7 de hoje (30), e comentaram sobre o primeiro ano de gestão da Prefeitura Municipal de Palmeira, dentre os assuntos abordados, estiveram: promessas de campanha, saúde financeira do município, saúde e estradas rurais, dentre outros. 

Sérgio iniciou contando sobre os objetivos elencados para a nova gestão. “Muitas coisas  a gente prometeu e cumprimos, e eu acho que o principal deles foi a transparência total, corrupção zero. Houve muita discussão, muita conversa, muita parceria e relembro que na Prefeitura existia 12 secretarias, e nossa promessa de campanha era para diminuir, de 7 a 8 secretarias, hoje nós temos 7 secretarias, então mais um compromisso assumido e cumprido”, disse Sérgio. 

Saúde financeira do Município

Segundo Sérgio a questão financeira foi tranquila pois tinham recursos em caixa. “A questão financeira foi praticamente tranquila, lógico que tinha contas a pagar, mas contas normais, não tinha nada assim absurdo de contas vencidas. O maior problema do município hoje chama-se RPPS E IMASP, esse é a maior dívida que o município tem, porque além da dívida existe todo o pagamento que você faz mensal, existe o cálculo autoral que o ano passado foi aportado 4 milhões e esse ano nós aportamos 8 milhões de reais, isso acaba tirando um pouco da capacidade de investimento da cidade. Hoje nós estamos com quase 32 milhões em caixa, então nós mais que dobramos o valor do caixa e a prefeitura não parou”, disse. 

Estradas rurais  

Major explicou que procuraram fazer trabalhos emergenciais. “Aqueles locais que tinha problema de ‘atolera’ muitos deles foram resolvidos. Algumas estradas nós conseguimos realmente dar uma ênfase grande, então, a gente ficou  realmente satisfeito com o retorno que tivemos de alguns locais, não fizemos tudo o que queríamos porque realmente tivemos problemas. Hoje, a prefeitura, para evitar todos esses problemas, adquiriu um britador próprio, que chegou a 2 semanas atrás e no início do ano começará a britar e nós queremos dar sim aquela estrada de qualidade que prometemos”, disse Major. 

Saúde palmeirense

Sérgio e Major falaram sobre algumas aquisições em relação a saúde palmeirense. “Quero destacar algumas conquistas que a gente adquiriu com recurso próprio, nós compramos 8 geladeiras para vacinas, foi comprado 5 respiradores, 5 bombas de infusão que deu pra salvar muitas vidas nessa pandemia e tudo isso com recurso próprio (…)”, disseram. 

Médicos do Município 

 Os dois comentaram que os médicos em Palmeira, tem um teto salarial, e foram feitos dois chamamentos do PSS, que tiveram mais de 60 médicos inscritos. “Nós conseguimos chamar 9 dos 9 acho que 4 ou 5 ficaram lá 12 meses e foram embora porque receberam propostas melhores, e as pessoas reclamam que a prefeitura paga pouco mais é lei, eu não posso pagar mais. A saúde é algo que estamos menos satisfeitos, não é por questão de funcionários, mas por posicionamento, nós investimos mais de 1 milhão de reais na Santa Casa mais do que nos anos anteriores, agora o Palmeira tem SAMU e esse é um SAMU provisório, mas a gente quer intensificar, vamos construir a base para que o SAMU realmente fique em Palmeira, então tem muita coisa para fazer na saúde, desde fevereiro, conversamos com 2 ou 3 hospitais para que esses hospitais possam assumir a nossa Santa Casa. Não estamos contentes, tem muitos problemas que as vezes que fogem da nossa vontade. É lógico que nós queríamos ter uma saúde 100%, mas são gradativamente que as coisas vão acontecendo”, explicaram. 

Relação entre o executivo e legislativo 

O Prefeito comentou que a Câmara deve ser totalmente independente. “Nós mandamos os projetos para lá e a gente tenta convencer os vereadores dos benefícios que trará ao município, mas nunca tentando dar nada em troca, oferecendo qualquer tipo de benefício para eles. Eles têm total autonomia, inclusive os próprios vereadores da nossa base aliada. Eles têm total autonomia para votar da maneira que quiserem (…)”, explicou. 

Considerações e mensagem aos palmeirenses 

 Major Schulli 

“Eu gostaria de deixar meu abraço e um agradecimento para vocês, esse ano foi um ano de ajustes, foi um ano de planejamento, foi um ano onde nós corremos atrás para que consigamos ter conquistas no futuro. A gente tem que pensar em médio e longo prazo, não somente em curto prazo e mostrar que tem como eu fazer uma política sem levar vantagem, fazer a política como uma missão. Eu, particularmente, eu encaro como uma missão, algo que Deus colocou na minha mente para ser feito, para que seja feito com toda a garantia, seja feito da melhor forma possível”, finalizou. 

Sérgio Belich 

“Tenho certeza de que 2022 vai ser muito melhor para todos nós. Nossos compromissos como prefeito e como vice-prefeito é pela transparência, corrupção zero e atendimento humanizado para todos os munícipes. Desejo em nome de toda a prefeitura, dos funcionários de todo mundo, em nome também da minha família, um 2022 de muita paz, união e prosperidade, é um ciclo que se encerra levamos dele os aprendizados, buscando o nosso melhor da vida, para que nunca falte o amor e harmonia entre nós”, finalizou. 

Por Andrea Borges

Foto: Bruna Camargo

A entrevista completa você confere em nosso canal no Youtube.