Presidente da Câmara fala sobre possível irregularidade na compra de postes da Copel na gestão anterior

Presidente da Câmara fala sobre possível irregularidade na compra de postes da Copel na gestão anterior

Publicado em: 29 dez, 2021 às 8:09

Três vereadores utilizaram a tribuna da Câmara Municipal para fazer pronunciamentos durante a 48ª Sessão Ordinária, no encerramento desta primeira legislatura. Joslei Sequineli fez agradecimentos pelo primeiro ano de mandato, comentou sobre o período do recesso no legislativo e colocou-se à disposição dos cidadãos. Jovane Ferreira (Vane) anunciou que conseguiu juntamente com a Deputada Federal Leandre Dal Ponte, trazer para Palmeira nestes últimos dias do ano a importância de R$ 150 mil que será destinado para a Secretaria de Assistência Social do Município.
E o vereador Egon Krambeck, inscrito com o tema “fiscalizar é preciso – postes” divulgou com detalhes a investigação que realizou em relação ao Município ter realizado o processo de compras de 13.100 metros lineares de postes de concreto e madeira da Copel e que não foi localizado estes materiais, nem mesmo os documentos que comprovem o pagamento destes postes, porém, a Copel forneceu todos os documentos que afirmam que toda parte burocrática da negociação foi feita pela Prefeitura Municipal de Palmeira, e o pagamento por empresas particulares, inclusive com documentos assinados pelo Prefeito Edir Havrechaki autorizando veículos com placas citadas para fazer a retira dos materiais.
Ainda de acordo com a fala do vereador, através dos documentos recebidos pela Copel, entre o período de 15 de dezembro de 2016 a 16 de junho de 2020, foram feitas 41 entregas de postes para Prefeitura sobre registro de notas fiscais onde constam todos os dados das operações, inclusive com canhotos de entregas assinados por pessoas indicadas pelo ex-prefeito.
Diante dessas possíveis irregularidades foi encaminhado para o Ministério Público todos os documentos os quais foram coletados e assim e encaminhado juntamente para o Gaeco. Egon afirmou que novas diligências serão tomadas e que a partir desse momento pode haver quebra de sigilo financeiro, fiscal e telefônico dos envolvidos.
Antes de concluir a sessão o presidente Egon Krambeck parabenizou o vereador Vane pela parceria com a Deputada Leandre e pelo recurso que conseguiu para o município. Egon anunciou a realização de sessões extraordinárias nesta quarta-feira dia 29 às 19 horas e também na quinta-feira dia 30 no mesmo horário. Com o recesso durante o mês de janeiro a Sessão Ordinária voltará acontecer na Câmara Municipal no dia 1º de fevereiro de 2022.

Texto: Elder Scolimoski
Foto: Assessoria Câmara Municipal