Confira dicas para evitar acidentes com luzes de Natal

Nesta época do ano, as luzes de natal costumam enfeitar as casas de todo o país. Mas é preciso cuidado, isso porque os enfeites e as luzes exigem alguns cuidados, para evitar acidentes e prejuízos causados por adereços piratas e instalações inapropriados.
Confira algumas dicas da Secretaria de Segurança Pública do Paraná em relação às luzes de Natal:
- Lâmpadas piratas, que não possuem selo do Inmetro, devem ser substituídas pelas de LED, que além de garantir ao consumidor maior economia, diminuem consideravelmente os riscos de incêndio.
- Atenção com materiais inflamáveis, que precisam permanecer longe dos tradicionais pisca-piscas.
- Em caso de animais e crianças, a aproximação da árvore e dos enfeites natalinos só deve ocorrer quando houver a presença de um adulto.
- Emendas e extensões estão proibidas: o correto é conectar cada objeto a uma tomada diferente.
- Quando os enfeites estiverem em áreas externas, é preciso cuidar com a exposição a chuvas e alagamentos.
- Após as festas, se os materiais de iluminação forem reutilizados, a atenção deve ser redobrada. Certifique-se se os fios não estão amassados e mantenha-os longe de umidade e poeira.
Com informações de Pâmela Gomes – Repórter da Rádio Cultura FM, para a Rádio Nacional/ Agência Brasil e da Secretaria de Segurança Pública
Imagem: Pixabay
Notícias Relacionadas
Filho de Palmeira, Fabricio Cieslak, conquista pós-doutorado na Eslováquia
A comunidade palmeirense celebra com orgulho mais uma conquista de um de seus filhos ilustres. Fabrício Cieslak, professor universitário e pesquisador, foi premiado pelo governo da Eslováquia com uma bolsa para realizar seu pós-doutorado na cidade de Bratislava. A Leia Mais