Vereadores pedem atenção do poder executivo ao SAMU e a saúde pública de Palmeira

Vereadores pedem atenção do poder executivo ao SAMU e a saúde pública de Palmeira

Publicado em: 15 dez, 2021 às 9:21

Ontem (14) na Câmara Municipal, seis dos nove vereadores realizaram pronunciamentos. Todos os vereadores estiveram presentes na 46ª Sessão Ordinária, na sede do Legislativo Municipal. Joslei Sequineli, Gilberto Rogalski e o presidente Egon Krambeck, foram os que não ocuparam a tribuna.
O vereador Jovane Ferreira (Vane), inscrito com o tema SAMU,  pediu atenção para uma melhor instalação aos profissionais. “Eu quero deixar aqui o meu apelo ao poder executivo, ao Sérgio, eles (profissionais do SAMU) pedem uma adequação, um espaço pra eles,  hoje eles estão nos bombeiros, que  recebeu mais quatro integrantes, estão lá em 14, a equipe do SAMU conta com enfermeira e lá tem apenas um banheiro, então fica uma situação um pouco constrangedora, também não podemos esquecer que a pandemia não acabou, realmente lá tem muita gente, então eu quero fazer aqui o apelo, deixar bem claro que o custeio desse trabalho na cidade de Palmeira é todo do Estado, a prefeitura não tem responsabilidade com isso, o que eles querem é apenas um lugar digno pra eles poderem trabalhar, descansar, e estar servindo a população”, disse Vane.
O vereador Marcel Pietrala, inscrito com o tema saúde, falou sobre os locais em que não há atendimento de médico e que consequentemente faz sobrecarregar o Pronto Atendimento (PA). “A falta de médico nesses 6 postos de saúde aqui, sobrecarrega o nosso PA (Pronto Atendimento Municipal). Na semana passada em uma das minhas fiscalizações, eu fui no PA,  cheguei era 21h00, não tinha médico, o  que aconteceu que aproximadamente 15 pessoas, mães com crianças de colo, pessoas idosas, tiveram que sair procurar atendimento particular por que não tinha médico no PA, quero puxar a orelha do secretário de saúde, olhe mais pela nossa saúde palmeirense, nós estamos aqui cobrando, os outros oito vereadores estão cobrando, todos nós aqui sabemos que a contratação dos médicos vem da gestão passada e vai acabar o contrato agora, o secretário já foi em rádio e já disse para nós que até novembro estaria regularizada a situação, e cadê os médicos? o povo precisa de saúde, nós precisamos cobrar mais”, disse Pietrala.
Por fim, o vereador Rogério Czelusniak, falou sobre o  programa Juro Zero. Ele chamou a atenção para que os agricultores tenham conhecimento do programa e que possam adquirir o benefício.Queria avisar as pessoas principalmente do interior que venham, procurem fazer um cadastro na prefeitura, estive esses dias lá me informando, acho que  90% dos cadastrados são da cidade, o povo do interior não está vindo, tem várias coisas que podem ser conseguidas pelo programa, pode vir aqui na prefeitura, é um projeto muito bom do prefeito, que eu dou os parabéns para todos e pra nós vereadores e que estudamos e aprovamos ele”, disse. 

Da redação
Foto: Arquivo Ipiranga FM

Clique aqui e confira a Sessão completa