Prefeitura de Palmeira emite nota a respeito de vídeo com reclamações do Pronto Atendimento
Está circulando em grupos de WhatsApp um vídeo em que um usuário do Pronto Atendimento de Palmeira denuncia que o médico de plantão o desrespeitou, além de citar outra médica que não aparece nas filmagens. A Ipiranga FM entrou em contato com a Assessoria da Prefeitura Municipal de Palmeira para saber sobre a situação, que emitiu a seguinte nota. “Assim que ficou ciente da situação, a Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com o Pronto Atendimento (PA) para verificar o fato e foi informada de que o médico ainda não havia chegado ao seu local de trabalho devido a problemas de trânsito em Curitiba.
Devido ao atraso, foi constatado que havia realmente um número considerável de pessoas aguardando atendimento. Para resolver a questão o quanto antes, a Secretaria de Saúde entrou em contato com a pessoa responsável por elaborar a escala de atendimento do PA.
No segundo contato com o PA, a informação repassada foi de que sete pessoas estavam esperando por atendimento no momento e que o médico havia chegado e estava atendendo há aproximadamente 10 minutos. Neste momento uma equipe do Siate também estava chegando no PA, buscando atendimento”.
Ainda segundo a nota, a Secretaria de Saúde disse que está verificando o fato ocorrido na noite de ontem (30), sobre o atraso do médico e o motivo de não ter sido acionado o profissional que deveria estar de sobreaviso. A Prefeitura destacou que os profissionais são contratados por uma empresa terceirizada, prestadora de serviço ao Município, e alegou que ela foi acionada para prestar esclarecimentos.
“A Secretaria de Saúde recomenda aos usuários para que, preferencialmente, utilizem as Estratégias de Saúde da Família e as Unidades Básicas de Saúde durante o dia, no horário em que estão abertas, para que o PA seja utilizado realmente para o seu propósito, que é o atendimento aos casos de urgência e emergência.
O Município também destaca que a Secretaria de Saúde foi questionada sobre o fato, no momento em que o mesmo acontecia, por um vereador, porém nenhum munícipe envolvido na situação realizou Ouvidoria. Tal tipo de registro é importante para que o Município saiba, através dos cidadãos, como está o atendimento e andamento de suas ações. Através da Ouvidoria é possível prestar informações, reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios, além de ser um canal oficial de informação no qual o município responderá o munícipe”, diz a nota.
Outra informação repassada pela Prefeitura foi que o vídeo que começou a circular nas redes sociais na noite de ontem (30), foi gravado há aproximadamente 45 dias. “Em trecho do vídeo, por exemplo, aparece uma inscrição do ‘Centro Covid’, serviço que não está mais ativo no local”, pontuou a Assessoria da Prefeitura.
Texto: Bruna Camargo com informações da Prefeitura de Palmeira
Foto: Elder Scolimoski/ Arquivo Ipiranga FM
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