Padre João Marcos explica como se preparar para o Natal no tempo de Advento
No calendário litúrgico da Igreja Católica vem se aproximando o tempo do Advento, que de acordo com o Padre João Marcos Polak, o próprio nome diz: “Aquele que há de vir”, esse momento é uma preparação de quatro semanas para o Natal, que é iniciado neste fim de semana, no primeiro, segundo terceiro e quartos domingos que antecedem a celebração do nascimento de Jesus Cristo.
Significado litúrgico do Advento
Segundo o Padre João Marcos, os fiéis se preparam o coração para o nascimento de Cristo. “Nós pela graça do Espírito Santo, revivemos tudo o que foi a preparação da Virgem Maria, e lembramos das duas vindas de Jesus, pois o evangelho nos recorda a primeira e nós rezamos e acreditamos que Jesus voltará”, disse.
Como se preparar para o momento
O Padre diz que a igreja orienta a preparação por meio da oração e da confissão. “Existe um AC (antes de Cristo) e um (DC depois de Cristo), porque o nascimento do verbo encarnado marcou a história humana, e nós acreditamos pela liturgia e pela teologia, que o nascimento do menino Deus na humanidade já restaurou o fato de ele ter nascido de forma humana e já trouxe algo novo para a humanidade, então por isso é muito importante a preparação neste tempo do advento. Devemos buscar uma confissão para que Cristo possa nascer no nosso coração e na nossa vida”, comentou.
Velas e guirlanda
Padre João Marcos explicou que a guirlanda representa o amor infinito de Deus para com todos. “Temos também as 4 velas do advento, sendo:
Verde: A vela verde deve ser acesa no primeiro domingo do advento, o verde é a Esperança, que é trazida pelos profetas que anunciam vinda do Messias.
Vermelha: A segunda vela acesa, no segundo domingo, é a da cor vermelha, que representa o amor de Deus e também representa a anunciação feita por João Batista.
Roxa: A cor roxa representa alegria, por isso neste domingo pode celebrar com a cor rosa também, porque simboliza alegria da chegada do senhor.
Branca: A quarta vela representa a pureza do branco, além da luz que vem da Virgem Maria na chegada de seu filho o Messias.
O Padre finalizou ressaltando a importância de agradecer a Deus por este Natal, devido ao ano passado ter sido um momento diferente por conta da pandemia. “Viva bem com a sua família, em casa todos nós temos alguns problemas, umas dificuldades, mas isso pode ser superado quando nós colocamos a mão de Deus além das nossas limitações”, finalizou.
Da redação
Foto: Bruna Camargo/Arquivo Ipiranga FM
Notícias Relacionadas
Com o tema 'Grandioso és Tu, Senhor Deus', Festa da Padroeira 2024 se aproxima
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Palmeira se prepara para celebrar a Festa da Padroeira com o tema “Grandioso és Tu, Senhor Deus” (2 Sm 7,22). A festa, que une as 48 comunidades da paróquia, será marcada por Leia Mais