Saiba como fazer a destinação correta das máscaras faciais

Um ouvinte entrou em contato com a Ipiranga FM relatando a grande quantidade de máscaras descartadas nas ruas, principalmente nos arredores das escolas. Karita Valle, Monitora da Central Covid, reforça aos ouvintes sobre a importância do descarte correto das máscaras.
Segundo a profissional, este é um assunto muito importante, pois se tratar de lixo de risco, por aumentar uma possível disseminação do Covid-19. Ela explicou que o Ministério da Saúde faz orientações detalhadas sobre os passos para o descarte correto de máscaras. “Retire cuidadosamente a máscara pelo elástico e não se esqueça de prestar atenção para não encostar na parte da frente, coloque em uma sacola plástica separada especificamente para reservar máscaras, quando a sacola de máscaras estiveram atingindo aproximadamente dois terços da sua capacidade total, feche a sacola e coloque dentro de uma sacola mais resistente, escreva de forma bem legível para uma identificação na sacola. Descarte essa sacola juntamente com resíduos orgânicos. O objetivo principal nesse passo é evitar que catadores tenham algum tipo de contato direto com o material. Em casos de máscaras descartáveis o descarte deve ser feito logo após o uso, para assegurar a proteção e evitar eventuais falhas no desempenho da mesma, por ser feita de um material menos resistente que as máscaras de pano. No caso de máscaras laváveis e mais resistentes, deve-se verificar constantemente se existe a presença de algum furo, rasgo ou dano que prejudique a sua proteção”, explicou ela.
Karita destacou inclusive que ao conhecer a maneira correta de realizar o descarte das máscaras e respeitar os cuidados, você estará contribuindo de forma ativa para a prevenção da doença evitando a proliferação e o contágio dos trabalhadores. “Respeite o descarte correto das máscaras, não jogando na rua ou em locais impróprios’, disse a profissional.
Texto: Bruna Camargo e Rinaldo Agottani
Imagem: Pixabay
Notícias Relacionadas
Mesmo com a queda da temperatura, Palmeira ainda registra casos de dengue
Apesar da queda nas temperaturas, Palmeira segue registrando casos de dengue. Em uma semana, o número de confirmações subiu de 56 para 61 — cinco novos casos. O boletim epidemiológico divulgado ontem (17) pela Secretaria Estadual de Saúde aponta Leia Mais
Palmeira confirma óbito por H1N1 e registra aumento nos casos de síndromes respiratórias graves
O município de Palmeira confirmou um óbito por Influenza A (H1N1), conforme boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (11). Ao todo, foram registrados dois casos da doença. O boletim também Leia Mais