Com maior circulação de pessoas e dinheiro nas ruas, esteja em alerta para não cair em golpes
Há vários golpes inseridos no crime de estelionato, entre os mais comuns estão golpe do bilhete premiado, mensagem premiada, falso sequestro, carro quebrado, envelope vazio, confirmação dos dados, falsa casa na praia, entre outros. De modo geral, essas tentativas de enganar o cidadão para conseguir dinheiro acontecerem durante o ano todo, porém nesta época, com maior circulação de dinheiro (seja por 13°, férias, bônus das empresas, entre outros) e de pessoas por em função das compras e festas de fim de ano, os golpes tendem a aparecer mais.
De acordo com a polícia, muitos casos nem chegam ao conhecimento da autoridade policial por receio ou vergonha da vítima em ter se deixado enganar. Não deixe de procurar a polícia se você passar por alguma das situações abaixo.
Quando a oferta é demais, desconfie. Ninguém vai sair pela rua oferecendo dinheiro a troco de nada ou quase nada. A arma do estelionatário é o poder de convencimento, a persuasão. Abaixo, algumas dicas para ficar longe das tentativas de golpistas:
Bilhete premiado
Caso apareça alguém com um bilhete de loteria premiado, desconfie. É um golpe. O golpista diz que está precisando de dinheiro de maneira rápida, e, com a ajuda de outras pessoas (também estelionatários), enganam a vítima, que por sua vez dá uma quantia em dinheiro e fica com o suposto bilhete, que de premiado não tem nada.
Mensagem premiada
A vítima recebe mensagens de celular informando que ganhou um prêmio. Ela entra em contato com o número e acaba colocando crédito para algum número de celular ou mesmo depositando dinheiro em determinada conta. Os estelionatários também utilizam nomes de programas de televisão para enganar as vítimas.
Falso sequestro
A vítima recebe uma ligação. Do outro lado da linha alguém diz que está em poder de seu filho e exige dinheiro para libertá-lo. A pessoa não pode se apavorar, devendo fazer contato com a suposta vítima do sequestro. Outra dica: peça para o “sequestrador” perguntar ao “sequestrado” algo que só ele saiba, como o nome do seu cachorro, o número do seu celular, time de futebol preferido.
Carro quebrado
O estelionatário se passa por parente ou conhecido da vítima, dizendo que está com o carro quebrado e que precisa de dinheiro para o guincho ou para pagar o mecânico. Acreditando que o parente ou conhecido está com dificuldades, a vítima realiza o depósito bancário ou ainda coloca crédito de celular para supostamente realizar contato com a seguradora.
Envelope vazio
Típico golpe realizado em transações comerciais, como na compra e venda de produtos (por exemplo, carros e celulares). O estelionatário faz a compra de determinado produto, realizando o pagamento via depósito em um envelope sem o dinheiro. Ele apresenta o suposto comprovante de pagamento, a vítima entrega o produto, descobrindo mais tarde que sofreu um golpe, pois o envelope estava vazio. Dica para não cair neste golpe: confirme junto à instituição financeira se o valor depositado foi devidamente descontado ou se está bloqueado. Se estiver bloqueado, trata-se de golpe.
Confirmação de dados
O estelionatário liga para a vítima passando-se por funcionário de determinada empresa, dizendo que precisa que a vítima confirme alguns dados para fins de atualização do sistema. A vítima passa os dados e o estelionatário os utiliza para transações comerciais em nome da vítima. Dica para não cair neste golpe: nunca passe seus dados por telefone.
Falsa casa na praia
Típico golpe realizado no fim do ano. O estelionatário coloca anúncio em algum site, ofertando uma casa para alugar na praia, com fotos e preço atrativo. A vítima entra em contato com o estelionatário, dá uma entrada (sinal) e depois o estelionatário some. Para não cair no golpe, não alugue um imóvel de quem não é profissional na área (corretor de imóveis).
Da redação com informações da Secretaria de Segurança Pública do Paraná
Foto: Agência Estadual de Notícias/Arquivo
Notícias Relacionadas
Produtos de Palmeira estarão na Feira Sabores do Paraná a partir de hoje (28)
De 28 de novembro a 1º de dezembro, Curitiba será palco da Feira Sabores do Paraná, evento que reunirá 28 pequenos negócios da agricultura familiar atendidos pelo Sebrae/PR. O evento acontecerá no salão de atos do Museu Oscar Niemeyer Leia Mais
Posto Avançado do Detran-PR em Palmeira encerra idas a Ponta Grossa
No dia 18 de dezembro, Palmeira ganhará um novo Posto de Atendimento Avançado do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A inauguração vai permitir que os moradores da cidade e região não precisem mais se deslocar até Ponta Grossa Leia Mais
Câmara Municipal homenageia Leo Clube de Palmeira com moção de aplausos
Na última semana, no dia 19 de novembro, a Câmara Municipal de Palmeira homenageou o Leo Clube de Palmeira com Moção de Aplausos, pelos relevantes serviços prestados na 1ª Feira da Mulher Empreendedora e Encontro de Carros Clássicos e Leia Mais