Ao falar sobre Novembro Azul, médico destaca importância do diagnóstico precoce

Ao falar sobre Novembro Azul, médico destaca importância do diagnóstico precoce

Publicado em: 9 nov, 2021 às 14:45

Todos os anos, oficialmente, 21 países preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde.
O médico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Santa Casa, Dr. Ricardo Rodrigues, destaca a importância desta campanha e do diagnóstico precoce. “Aqui no Brasil nós dedicamos o mês de novembro ao incentivo e ao cuidado da saúde do homem, principalmente dando ênfase ao câncer de próstata, que no Brasil é o segundo câncer mais comum entre os homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Nos últimos anos temos notado um aumento na incidência e no diagnóstico precoce do câncer de próstata de justificado pela dosagem do PSA que muitas vezes é realizada durante esse mês de novembro. A importância desta dosagem é porque logo no início, o câncer de próstata normalmente é assintomático, ou seja, ele não produz tem um sintoma. Quando o paciente começa a apresentar algum sintoma normalmente é porque ele já está em um estágio mais avançado”, destacou ele.
Ao falar sobre o câncer de próstata, o profissional alerta para os sintomas. “Seria um aumento na frequência urinária, o fluxo urinário mais fraco ou interrompido uma vontade mais frequente de urinar durante a noite que nós chamamos de noctúria ou até mesmo a presença de sangue que chamamos de hematúria. São sintomas que não são específicos para o câncer de próstata, mas que merecem uma investigação maior” pontuou Rodrigues.
Os fatores de risco também são lembrados pelo Dr. Ricardo. “Seriam a idade avançada, então os pacientes acima de 65 anos, uma história familiar de parentes de primeiro grau como diagnóstico de câncer de próstata, que já fizeram o tratamento. E alguns fatores como uma dieta rica em gordura e rica em carboidratos e a obesidade também podem estar associada”, elencou o profissional.
O médico enfatiza que as Unidades de Saúdes estão prontas para realizar exames de rotina, além é claro de informar e fomentar o papel da prevenção. “Nesse mês de novembro as Unidades Básicas de Saúde, a atenção em saúde em geral está voltada para esse cuidado sobre a saúde do homem. Procure então a sua Unidade básica de Saúde mais próxima, procure seu médico se você tiver algum sintoma ou mesmo para cuidar da sua saúde de um modo geral”, reforçou o médico.
Neste sábado (13) será a vez da Unidade de Santa Rosa estar aberta ao público para atividades alusivas ao Novembro Azul. Estão programadas rodas de conversa, avaliação odontológica, atualização vacinal, testes rápidos, aferição da pressão arterial, dosagem de glicose e solicitação de exames de PSA (se necessário).

Texto: Bruna Camargo com informações do Ministério da Saúde
Imagem: Pixabay