Lixo eletrônico em Palmeira: Saiba como descartar corretamente

Lixo eletrônico em Palmeira: Saiba como descartar corretamente

Publicado em: 9 nov, 2021 às 8:12

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Yze Rigoni, os resíduos eletroeletrônicos, consistem em equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos, que incluem televisores, celulares, ventiladores, refrigeradores, computadores, entre outros. Estes resíduos possuem em sua composição metais perigosos de difícil degradação, que podem ser causadores de graves problemas ambientais caso sejam descartados de modo incorreto.
De acordo com o Artigo 33 da Lei N° 12.305/2010 (Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), o fabricante é obrigado a fazer a logística reversa dos eletroeletrônicos que comercializa. Ou seja, é responsabilidade do dono procurar o fabricante, que é obrigado a recolher e descartar de forma ecologicamente correta.Para atuar em conformidade com a Legislação, as empresas devem implementar sistemas de logística reversa para recolher e reciclar eletrônicos ou descarta-los corretamente. Da mesma forma, a PNRS prevê sanções tanto à companhia que falhar em cumprir a Lei, quanto ao consumidor que fizer o descarte de maneira inapropriada”, disse Yze.
Se o dispositivo estiver com defeito e não puder ser consertado, o usuário pode optar pela logística reversa ou em casos extremos (quando o dispositivo é antigo e não há empresa para contatar ou se o fabricante não estiver em conformidade com a Lei), pode-se recorrer a Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para que o produto seja descartado corretamente. “Aqui em Palmeira temos uma empresa que possui a concessão para a reciclagem dos resíduos recicláveis domésticos, que faz a destinação correta”, explicou a diretora.
Em Palmeira, a última arrecadação de lixo eletrônico do Grupo de Escoteiros somou em torno de 800 kg segundo Giovani Passoni. “A destinação foi para a LS Reciclagem, empresa aqui do município que faz o recolhimento também para a Prefeitura”, explicou.

Da redação
Imagem: Pixabay