Município desenvolve atividades em alusão ao Novembro Azul 

Município desenvolve atividades em alusão ao Novembro Azul 

Publicado em: 5 nov, 2021 às 16:22

Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Aproveitando os assuntos em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
A Coordenadora da Atenção Primária em Saúde de Palmeira, Rosana Hipólito do Nascimento, contou sobre as ações que estão sendo realizadas no Município com intuito de reforçar a importância da prevenção. “O mês de novembro foi escolhido para chamar a atenção sobre a saúde do homem, pois segundo estatísticas os homens morrem antes que as mulheres devido a falta de atenção à saúde. As unidades de saúde do nosso Município estão oferecendo neste mês: Exames laboratoriais de rotina, PSA, hemogramas, glicose, teste rápido de HIV para sífilis, avaliação odontológica e avaliação da carteirinha de vacinação”, explicou.
Além de lembrar os cuidados com a saúde devem fazer parte da nossa rotina em todos os meses do ano, a profissional divulgou quais Estratégias de Saúde da Família estão com atividades no sábado (06) e no próximo sábado (13). “Então a orientação que damos é para que os homens procurem as unidades de saúde, o mês de novembro ele é um mês de referência, sendo novembro azul, mas nós temos 12 meses do ano para procurarmos as unidades de saúde que trabalham com prevenção”, reiterou Rosana. 

Estratégias de saúde abertas aos sábados conforme informações da Prefeitura Municipal:
06/11: Vila Rosa e Rocio I.
13/11: Santa Rosa.
26/11: Queimadas.
25 e 26/11: Witmarsum
29/11: Palestra em Witmarsum sobre saúde do homem

Medidas preventivas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Da redação com informações do Ministério da Saúde
Imagem: Pixabay