Dia do cabeleireiro: a confiança no profissional responsável pelo nosso cuidado e autoestima

Dia do cabeleireiro: a confiança no profissional responsável pelo nosso cuidado e autoestima

Publicado em: 3 nov, 2021 às 14:37

Há um ditado popular que diz escolher o profissional que vai cuidar dos nossos cabelos é coisa séria. Afinal, um belo corte é capaz de trazer mais confiança, autoestima e é claro, mudar o visual. Por isso que a relação entre cliente e cabeleireiro é pautada na fidelidade.
Na profissão desde os 20 anos de idade, Basílio contou que atua em Palmeira desde 1983 onde exerce o ofício aprendido pelo pai até os dias de hoje. “Aprendi com meu pai que cortava o cabelo também. Eu me interessei pela profissão, corto o cabelo desde moleque. Depois fui à Curitiba, fiz um curso de aperfeiçoamento, atualização na época né?! E depois que eu vim para Palmeira e ‘seguido’ faço algum curso”.
Basílio conta que a maioria dos clientes é masculina, mas que também atende mulheres e muitas crianças. “Inclusive aqui no salão está um que desde que cheguei em Palmeira ele é fiel a mim”, disse ele.
Ao falar sobre o atendimento às crianças, Basílio lembra que a escolha do cabeleireiro muitas vezes é passada de pai para filho. “Os pais abrem o caminho e os filhos seguem em frente”, comentou.
Um dos antigos e fiéis clientes do senhor Basílio contou que frequenta o local há mais de 30 anos. “Desde quando eles vieram para cá, era piá ainda e tinha aquela moda “blitz” do cabelinho comprido atrás e o Basílio trouxe aquela modernidade os cortes de cabelo e eu comecei a cortar com ele e formamos uma amizade grande”, falou Nei.
Ele também comentou sobre a relação construída ao longo dos anos. “O meu menino também cortava com ele aqui e estamos aí nessa grande amizade. (…) É um grande prazer de sempre cortar aqui com ele, além das nossas conversas que temos aqui e tudo mais”, destacou o cliente.
Trabalhando com Basílio, está Durval há 35 anos nessa profissão. Para ele a relação entre profissional e cliente vai ser tornando uma amizade. “Vamos adquirindo através dos anos de serviço e convivência com os clientes. Eles se tornam teus amigos”, disse.
Com a proposta de oferecer um espaço que alie cuidados com a beleza masculina e momentos de descontração, a Oliver Barber’s está em Palmeira desde 2005, como lembrou Tony Oliveira. “O Oliver está há muitos anos com a barbearia, eu sempre em um segundo plano, trabalhava depois do horário ou nos finais de semana. Agora já há ano fixo aqui junto com Oliver trabalhando. Essa é a nossa ideia sempre inovar e fazer com que o cliente, o público masculino se sinta à vontade no espaço onde ele pode jogar sua sinuca, tomar sua cerveja gelada e cuidar da beleza que é a coisa mais importante para nós hoje”, relatou o profissional.
Durante a entrevista, Tony contou sobre um dos serviços oferecidos.  “Também fazemos um diferencial que o dia do noivo, separamos um dia especialmente para o noivo e seus convidados o os padrinhos para que eles possam passar um dia interagindo com o noivo enquanto ele cuida da beleza deles, os padrinhos também podem cuidar da sua beleza, enquanto isso joga uma sinuca toma cerveja, ri a vontade e ainda escuta uma moda de Tony e Oliver ao vivo aqui”, contou ele.
As opções aos clientes são atrativos na hora da escolha do estabelecimento e contribuem para esta fidelização, como comentou Henrique Kuhn. “Aqui é um local que já faz anos que eu corto cabelo e escolho esse local aqui justamente pela questão da distração. Você vem para cá não é somente o serviço, é questão de todos os agregados que tem também é além do corte de cabelo e da barba. Como o Tony falou, se quiser tomar uma cerveja tem, se quiser jogar uma sinuca… sempre se reúne com os amigos aqui, então é um local muito descontraído e gostoso de ficar”, disse o cliente.
Atendendo homens, mas também mulheres e crianças, Pablo Diego Gonçalves está há 10 anos no ramo. “A gente tem aí em torno de 50% dos meus clientes masculino os outros 50% feminino e nessa área do feminino ele tem muitas opções né entre tintura alisamento, mechas, luzes, várias opções. Procuramos sempre o melhor para cada cliente, buscamos sempre satisfazer o gosto de cada uma”, contou o profissional.
Ele também comentou sobre atendimento às crianças, uma vez que é um trabalho que requer ainda mais atenção e cuidado. “Temos muitos clientes mirins, os ‘kids’. Somos bem recomendados pela paciência. O segrego é paciência. Você tem que atender a cada criança como se fosse o teu filho. ( …) E tentar fazer o melhor possível para que as crianças saiam felizes”, disse ele.

Dia Nacional do Cabeleireiro
Nesta quarta-feira (03) comemora-se o Dia Nacional do Cabeleireiro, data celebrada em alusão a São Martinho de Porres, padroeiro destes profissionais. Pelo fato de Martinho ter aprendido o ofício de barbeiro antes de decidir se dedicar à vida religiosa e, no convento, entre outros trabalhos, cortar o cabelo dos frades, recebeu o título de padroeiro dos cabeleireiros.
A Ipiranga FM parabeniza todos os cabeleireiros de Palmeira e região.

Fotos: Rinaldo Agottani
Texto: Bruna Camargo e Rinaldo Agottani