Moradores de Vieiras reclamam da falta de médico na comunidade
Nesta semana a Ipiranga FM noticiou reclamações de moradores da comunidade de Vieiras sobre a demora na entrega da obra do posto de saúde local, logo após a divulgação, recebemos relatos de moradores a respeito da falta de médicos na comunidade.
Segundo os moradores, eles não foram avisados de que o médico deixaria de ir até a comunidade, completando três meses da ausência do profissional que atendia o público de regiões vizinhas, como: Campestre, Limeira e Boa Vista.
O morador da comunidade, Jackson Borges, disse que os pacientes não foram avisados que o médico deixaria de fazer atendimentos. “Foi repentino e não foi avisado a comunidade que o médico iria parar de atender. Não tivemos tempo de buscar solução ou responsáveis para ver o que aconteceu”, disse.
De acordo com o morador, a orientação passada pelos agentes de saúde, seria de que para receber atendimento médico, os pacientes teriam que se deslocar a comunidade de Guarauninha ou ao Pronto Atendimento Municipal na cidade. “É uma situação muito complicada pois muitos moradores não tem como se locomover para o Guarauninha ou para a cidade, disse Jackson.
Doraci Melh, moradora de Vieiras, também relatou sua indignação com a falta do profissional na comunidade e com a demora da inauguração do posto de saúde. “Precisamos urgentemente de um médico, o posto está pronto e não foi inaugurado, gostaríamos de saber o por que da demora”, finalizou Doraci.
Procuramos a Assessoria da Prefeitura, que informou que nos próximos dias acontecerá a inauguração da nova unidade de saúde de Vieiras e na mesma oportunidade será apresentada a nova médica que atenderá na localidade.
Leia a nota oficial na íntegra:
“Nos próximos dias acontecerá a inauguração da nova unidade de saúde de Vieiras, a qual está quase concluída pela empresa responsável pela obra e que será entregue ao Município para entrar em funcionamento. Na mesma oportunidade será apresentada a nova médica que atenderá na localidade, a Dra. Salete Márcia Brega, recém-contratada através de Processo Seletivo Simplificado (PSS).
A falta de médicos em algumas unidades de saúde nos últimos meses após o encerramento de contrato dos antigos ocupantes do cargo, como em Vieiras, foi ocasionada pela baixa adesão de inscrições para o cargo de médico no primeiro PSS da Saúde realizado pelo Município neste ano, no mês de maio. Tal fato foi motivado pela alta demanda destes profissionais em momento mais crítico da pandemia do Coronavírus, nos hospitais de referência, urgência e emergência, localizados em grandes centros. Estes estabelecimentos contratavam estes profissionais em maior quantidade, oferecendo salários que eram inviáveis de serem pagos pelo Município.
No segundo PSS realizado pelo Município neste ano, mais de 80 médicos se inscreveram para o cargo, reflexo da diminuição da demanda destes profissionais para atender nos hospitais de referência no combate da Covid-19. Com isto, nas próximas semanas, as unidades de saúde que estavam com falta de profissionais terão a situação normalizada, pois os médicos já estão sendo chamados através do PSS, conforme a classificação final do processo.”
Da Redação
Foto enviada por ouvinte
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais