Ortopedista destaca importância da prevenção contra a Osteoporose
Nesta quarta-feira (20) celebra-se o Dia Mundial da Osteoporose. A data visa tornar a prevenção da osteoporose e das fraturas uma prioridade global de saúde.
O Ortopedista Doutor Alcione Barausse explica alguns cuidados são essenciais para prevenção. “A osteoporose é a perda do cálcio nos ossos. Portanto há uma diminuição da absorção desse cálcio pelo osso. (…) A prevenção começa desde cedo, começa na nossa formação óssea, com os cuidados com a nossa alimentação, com a nossa vida, com o tomar Sol…”, explica o profissional.
O médico faz um alerta para o público feminino. “Mulheres em torno de 50 anos que estão chegando próximo à menopausa: Esse é o momento crucial da prevenção. Procure um ortopedista, um endócrino de sua confiança e vá fazer essa prevenção”, disse Barausse ao destacar que mulheres em torno de 50 anos chegam a perder nos próximos 5 anos até 30% da massa óssea caso não exista um acompanhamento preventivo.
Conforme informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, outras medidas para prevenir a osteoporose são:
– aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de leite e de seus derivados;
– praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas;
– evitar o consumo de álcool e de fumo;
– evitar o consumo excessivo de sal;
– utilizar os medicamentos prescritos pelo médico a fim de recuperar a massa óssea perdida e diminuir o risco de fraturas;
– evitar quedas (com a adequada iluminação dos ambientes; retirando tapetes e outros objetos do chão e instalando barras de apoio no banheiro).
Texto: Bruna Camargo e Elder Scolimoski
Foto: Arquivo Pessoal
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais