Exposição "Memória em Cartaz: O Imigrante Polonês em Palmeira" marca os 150 anos da Imigração no Paraná

Aconteceu na tarde de ontem (11), na Central de Atendimento ao Cidadão, a inauguração da exposição “Memória em Cartaz: O Imigrante Polonês em Palmeira”. São 26 cartazes de divulgação da Festa Típica Polonesa em homenagem a Nossa Senhora de Chestokowa. A mostra acontece na semana em que ocorreria a festa na Colônia de Santa Bárbara, não fosse a pandemia do Coronavírus.
Estiveram presentes o prefeito Sérgio Luís Belich, o vice-prefeito, Major Jonatas Boaventura Schulli, o presidente da Câmara Municipal, vereador Egon Krambeck, a Historiadora Vera Lucia de Oliveira Mayer, a pesquisadora Karina Vanessa Albano e o Chefe de Cultura e Patrimônio Histórico, Paulo Henrique Taufer.
A exposição também tem o objetivo de celebrar os 150 anos da Imigração Polonesa no Paraná e está aberta à população. Segundo Vanessa Albano, que realizou o TCC sobre as festas típicas polonesas e agora faz o mestrado com a mesma temática enfatiza a importância da cultura.
Clique no play e ouça a entrevista
Vera Mayer recordou do ano em que lançou um livro com a Senhora Helena Orchanieski, sobre as histórias dos Poloneses. Para ela a edição da festa de Santa Bárbara que é considerada de destaque.
Clique no play e ouça a entrevista
O vice-prefeito, Major Schulli falou sobre a importância da história em nosso cotidiano e chamou as pessoas para visitar a exposição.
Clique no play e ouça a entrevista
O prefeito Sérgio Belich ao mencionar a Colônia de Santa Bárbara reforçou para que todos possam visitar o local, o qual foi um pedido dele ao Secretário de Cultura, Rodrigo Haniskievicz para bem utilizar aquele espaço.
Clique no play e ouça a entrevista
A exposição estará aberta ao público a partir de hoje (12), na sede do Poder Executivo de Palmeira, na Central do Cidadão, ao lado do Corpo de Bombeiros.
Texto: Elder Scolimoski
Fotos: Elder Scolimoski
Notícias Relacionadas
Rafael Greca recebe livros de Arnoldo Monteiro Bach
O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, esteve em Ponta Grossa na última sexta-feira (21) para uma palestra sobre o Paranismo, promovida pela Academia de Letras dos Campos Gerais. Durante o evento, o escritor, professor e historiador Arnoldo Monteiro Bach fez questão de presentear Greca com três de seus livros, Leia Mais