Colheita e venda de Pinhão só serão permitidas a partir de 1º de abril
A colheita e venda de pinhão no Paraná são liberadas a partir de quinta-feira, dia 1º de abril. Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), antes disso, qualquer atividade envolvendo a semente está proibida, incluindo o transporte e o armazenamento.
Além da data para início da colheita, a regulamentação também proíbe, em qualquer data, o consumo e venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Isso porque, nesse estado, as pinhas podem conter fungos e ser prejudicial à saúde.
O Subtenente Celso Tzeciuk, do Batalhão da Polícia Ambiental Força Verde, fala à Rádio Ipiranga sobre a produção de pinhão e a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná e ameaçada de extinção.
Denúncias podem ser feitas no site do IAP, ou pelo 181 no Disque Denúncia.
Texto: Elder Scolimoski com informações da Agência Estadual de Notícias
Imagem: Pixabay
Notícias Relacionadas
Campanha de Natal da Acip sorteará R$ 22 mil em vales-compras
A Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (Acip) lançou oficialmente sua tradicional Campanha de Natal, que tem como objetivo incentivar as compras no comércio local e premiar os consumidores. Com início no dia 18 de novembro, a promoção contará Leia Mais
Chuva antecipa previsão e fim de semana registra bons volumes em Palmeira
Pela manhã os ouvintes da Ipiranga FM enviaram as precipitações acumuladas no fim de semana, e houve muita variação nos valores dos acumulados. Embora as previsões na sexta-feira (1°) não marcassem muita chuva, ela veio bem irregular no município. Leia Mais