Revitalização da Praça Manoel Ribas foi tema de entrevista do Noticiário P7

Revitalização da Praça Manoel Ribas foi tema de entrevista do Noticiário P7

Publicado em: 9 fev, 2021 às 14:51

O Secretário de Obras e Infraestrutura de Palmeira Fernando Capraro e o Engenheiro Aldemar Viante participaram do Noticiário P7 desta terça-feira (09). Na entrevista eles abordaram sobre a revitalização da Praça Manoel Ribas.
Capraro revelou que ficou surpreso ao ser convidado para assumir a pasta. “Fiquei muito surpreso com o convite. Não tenho atividade política, não tenho filiação partidária. Sou empresário, produtor rural e o Sérgio me ligou, tive uma conversa com ele, a intenção dele era montar uma equipe técnica, uma equipe de pessoa com uma mente mais voltada para iniciativa privada e que nós desenvolvêssemos um trabalho dentro da Prefeitura para ganhar eficiência, otimizar os processos e com isso lá no final ter um resultado benéfico para população de Palmeira”, disse ele.
Fernando adiantou que futuramente deverá ser criada a  Secretaria de Desenvolvimento Urbano . “Ela será resultado da fusão da Secretaria de Indústria e Comércio, da Secretaria de Urbanismo e da Secretaria de Obras e Infraestrutura”, explicou.
Durante a entrevista, ele elencou as prioridades de cada área. “Diria que na Indústria e Comércio temos como prioridade melhorar a Infraestrutura do Distrito Industrial e viabilizar investimentos e geração de emprego no município. Na pasta de Urbanismo nosso foco é em atualizar legislação, fazer algumas emendas na legislação do Plano Diretor, do Código de Obras, sabemos que existem algumas coisas que podem ser melhoradas. Na questão de Obras e Infraestrutura já temos pela frente algumas obras importantes que vem da administração passada, citaria como exemplo a marginal da PR 151 e o Centro Cívico. A ideia é que possamos o mais rapidamente possível algumas retomar e algumas concluir, de modo que obras novas vamos pensar mais em longo prazo. A ideia hoje é terminar as obras em andamento”, afirmou.

Praça Manoel Ribas
O Engenheiro trouxe detalhes sobre o trabalho que será realizado na Praça Manoel Ribas. “Este projeto contempla melhorias do espaço para os chamados food trucks (…) o alargamento da rua, hoje quando ficam estacionados esses veículos eles acabam complicando um pouquinho o trânsito. Então está sendo alargada a rua, deslocado esses veículos para o lado e também na Praça será feito umas melhorias com uma estrutura metálica e cobertura para que as pessoas quando estiverem fazendo seu lanche tenham um espaço para poder sentar, ficar em um espaço coberto”, explicou ele.
Ao comentar sobre as principais mudanças, ele citou o maior espaço para food trucks, instalação de banheiro e vestuário. “Vai ampliar os pontos de veículos e ter toda essa estrutura inclusive de banheiro e junto com esse banheiro público haverá uma parte com vestiário até para atender o pessoal que utiliza a quadra esportiva”, pontuou Viante.
O Secretário de Obras destacou os benefícios tanto para a população em geral, como para os comerciantes. “Acredito que ela traz tanto a questão da melhoria para o comerciante e uma melhoria de conforto, de condições, para o usuário desses serviços, então é uma obra que para população será muito útil”, justificou Capraro.
Ao falar sobre este tema, o responsável pela pasta também revelou a criação de um grupo de trabalho para regularizar a situação dos comerciantes. “Isso envolve uma legislação específica, envolve setor de arrecadação da Prefeitura, a questão da concessão de alvará, a questão do Urbanismo mesmo, de onde serão localizados esses espaços. Então estamos formando um grupo de trabalho que envolve várias Secretarias no sentido de regularizar a situação destes espaços”, comentou Fernando.
Em janeiro, publicações nas redes sociais de moradores de Palmeira comentavam sobre a edificação conhecida como “Banca da Celita” situada na Praça Manoel Ribas. Durante entrevista à Rádio Ipiranga, Capraro disse que a esta situação está sendo avaliada. “Esse mesmo grupo de trabalho visa regularizar a situação dos novos comerciantes, mas também fazer um levantamento dos que já estão ocupando este espaço para ver em que condições eles ocupam este espaço, se eles têm alvará, como está a questão fiscal. Então isso é um trabalho que envolve as pessoas que já estão lá e que futuramente possam ocupar esse espaço. Existe uma legislação específica para isso, mas sabemos que é um espaço público e para ele ser ocupado depende de alguns critérios e é isso que está sendo levantado”, disse o Secretário.

Foto: Elder Scolimoski
Texto: Bruna Camargo