Secretário de Saúde comenta sobre trabalhos inicias e expectativas nesta gestão
O Secretário Municipal de Saúde Giovatan de Souza Bueno foi o entrevistado do Noticiário P7 desta sexta-feira (08). Durante a participação ele falou sobre o convite para ser o responsável da pasta, como está o trabalho inicial na Secretaria, pandemia, expectativa para vacinação contra Covid-19 entre outros assuntos.
Para Bueno o fato de ser convidado para assumir a pasta, mesmo não sendo do mesmo grupo político que Belich se deve a sua experiência na área e atuação na 3ª Regional de Saúde. “Inicialmente me sinto muito honrado pelo convite que o Prefeito Sérgio me fez. Todos sabem que tenho um grupo político que é o grupo do Governador, o partido PSD, e o Sérgio com outra bandeira política. Mas nós temos uma amizade muito antiga e sempre nos respeitamos, nunca misturamos amizade com política. (…) Ele (Sérgio) não levou em consideração a parte política, ele levou em consideração os anseios e as necessidades da população. A maneira que ele me fez o convite foi ‘olha Giovatan, estou te convidando porque te conheço, porque você tem uma capacidade técnica, já tem vivência na saúde, já passou pela 3ª Regional’. Vamos passar por grandes desafios, todos já sabem que estamos em um momento muito grande da pandemia, todos já sabem que logo logo vem a vacinação e tem toda uma logística nisso. E a maneira que ele convidou disse ‘monta sua equipe, eu confio em você e vou te dar todo apoio”, revelou o Secretário.
Ele contou que há cerca de duas semanas tem conversado com vários setores da saúde. “Ao longo de mais duas semanas seguintes eu vou fechar todas as visitas e com isso conseguir levantar as demandas locais a nível micro e a nível macro. Estou fazendo um plano de ação para os 30 dias, 3 meses, 6 meses, 1 ano. Então isso é ser gestão”, enfatizou o Cirurgião Dentista.
Formação da equipe
Indagado sobre como foi a formação da equipe, em especial dos diretores e chefes da pasta, o Secretário contou que nas duas semanas que antecederam foi realizado um estudo para verificar quem poderia de momento permanecer e mudar. Bueno reforçou que o Prefeito o deixou a vontade para esta escolha, mas pediu para priorizar as pessoas concursadas. “Toda minha equipe dos chefes, de coordenadores, é composta por pessoas do quadro, concursadas e elas têm sim conhecimento técnico da área. As que não são da área adquiriram ao longo do tempo na permanência da Secretaria”, explicou ele.
Hospital Santa Casa
Um dos assuntos mais comentados pela população palmeirense no último ano e também durante a campanha eleitoral foi o funcionamento do Hospital Santa Casa de Palmeira. O Secretário reforçou durante a entrevista a importância da parceria entre Prefeitura e Santa Casa para os munícipes. “Entendo que todo Secretário de Saúde tem que ter um hospital atuante. Quando se fala em saúde não tem como deixar o hospital fora do assunto. Então nosso entendimento e entendimento do Prefeito Sérgio foi: ‘Giovatan nós temos que fazer um trabalho de parceria com hospital porque nós dependemos do hospital’”, pontuou.
Sobre o contrato com a Santa Casa para funcionamento do Pronto Atendimento, Bueno explicou que a administração municipal está avaliando e tem estudado a situação. “Tudo isso está sendo analisado. Estamos nesse primeiro momento, uma equipe com o Prefeito Sérgio em uma força tarefa de analisar indicadores de eficiência para verificar o que podemos melhorar. Não podemos simplesmente chegar em uma gestão nos 15 primeiros dias e ‘olha vamos acabar com contrato’. Nós temos pessoas com essa empresa que não só trabalham dentro do P.A como também trabalham em outras unidades, outros setores da saúde. Seria uma incoerência da nossa parte simplesmente quebrar alguma coisa que está andando e não ter como resolver outras demanda”, afirmou ele.
Hospital Madre Teresa de Calcutá
Durante a entrevista ele também foi questionado se está nos planos da atual gestão a reabertura do Hospital Madre Teresa de Calcutá interditado desde janeiro de 2020. “É uma pergunta que já me fizeram essa semana acho que umas cinco ou seis vezes e vou responder a mesma coisa: Um passo de cada vez. Nós não conseguimos, é uma metáfora que usamos na saúde, assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. Então temos que focar em problemas que estão aqui batendo na nossa porta. Esses problemas futuros claro que vamos ter que trabalhar, mas neste momento a força tarefa do Prefeito Sérgio e de toda nossa equipe é focar de atender uma demanda reprimida e também ver essa relação Santa Casa que está atuando junto a Prefeitura”, justificou ele.
Pandemia e Vacinação contra Covid-19
O Secretário mostrou esperançoso em relação à expectativa de vacinação contra Covid-19. “Antes de ontem se não me engano, no Diário Oficial da União o Ministério da Saúde publicou em seu diário a aquisição de 46 milhões de doses pelo Butantan. E ontem nosso Governador Ratinho, ele fez um visita técnica ao Rio de Janeiro, na Fiocruz, onde vai ser feita a produção da Astrazeneca, verificando já a possibilidade. (…) Nosso Governador afirmou no vídeo que acredita que ao final de janeiro ou começo de fevereiro, já comece o processo da imunização”, declarou Bueno.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nesta quinta-feira (7), em visita à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que a vacinação no Paraná deve começar em janeiro em profissionais de saúde e comunidades indígenas isoladas.
O Secretário de Saúde lembrou que a vacinação seguirá o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. “Claro que tem um protocolo. Inicialmente vai ser disponibilizado essas doses para as pessoas que trabalham na área da saúde, acredito eu que também do grupo de risco e assim sucessivamente”, adiantou.
“Eu estou muito confiante nisso porque a partir do momento que começa as primeiras imunizações, vamos acompanhar o gráfico, a descida dos novos casos e a imunização acontecendo”, elucidou o Cirurgião Dentista
Um dia após o Brasil registrar 1.524 novos óbitos, o 2º dia com mais mortes notificadas durante todo o período de pandemia, perdendo apenas para 29 de julho, quando foram confirmadas 1.595 novas vítimas. Bueno lembrou atrás de cada número existem vidas. “Eu como profissional da saúde digo, muitas vezes você ouve números e eu quero falar que são pessoas. E pessoas fazem parte da vida das pessoas, existem famílias sofrendo”, destacou o Secretário.
Confira o áudio da entrevista na íntegra:
Foto: Elder Scolimoski
Texto: Bruna Camargo
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais