Santa Casa de Palmeira anuncia paralisação dos serviços do SUS

Santa Casa de Palmeira anuncia paralisação dos serviços do SUS

Publicado em: 31 out, 2020 às 8:48

A Santa Casa de Palmeira emitiu na noite desta sexta-feira (30) uma nota de esclarecimento que anuncia a paralisação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do dia 9 de novembro.
Pela manhã desta sexta-feira (30), a reportagem da Rádio Ipiranga entrou em contato via telefone com o provedor da Santa Casa Marcos Antônio Bordinhão. Durante a conversa ele contou que uma reunião com a Regional de Saúde está marcada para esta quarta-feira (4).
Bordinhão também confirmou que não houve a renovação do contrato com o SUS, situação que impossibilita o atendimento ao público. Na conversa, ele já havia adiantado sobre a tendência de diminuição de serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos dias.
De acordo com a nota, embora o Estado do Paraná tenha garantido a renovação do contrato, tal fato não aconteceu. Assim, segundo a publicação, sem estas renovações, “inexistência de outras fontes de recursos  ocasionaram no colapso financeiro da instituição”.
O documento assinado pelo Provedor também explica que a pandemia da Covid-19 resultou na “severa diminuição de receitas particulares”. Além disso, consta também o esclarecimento de que “os valores repassados pelo Município de Palmeira não podem ser utilizados para custeio do hospital”.
Marcos Antônio Bordinhão se comprometeu a na próxima semana participar da programação da Rádio Ipiranga para maiores explicações sobre a situação do Hospital.
Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

No dia 30 de maio de 2020 ocorreu uma Assembleia Geral Extraordinária com finalidade específica de discussão e votação de possível dissolução da entidade. Na época, o Provedor já relatava sobre a falta de renovação de contratos com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Governo do Estado.
A Assembleia deliberou que Santa Casa permaneceria aberta. Em entrevista à Rádio Ipiranga no dia 1° de junho, a diretoria havia explicado sobre avanços na renovação do contrato com o Estado. No entanto, quase cinco meses depois, a situação financeira volta a sinalizar pelo fechamento da instituição.

Foto: Elder Scolimoski/ Arquivo Rádio Ipiranga
Texto: Bruna Camargo