Voto será justificado pelo celular
Eleitores que não conseguirem votar em algum dos turnos das eleições deste ano poderão justificar a falta pelo celular ou tablet. Isso vai ser possível por meio do aplicativo E-título, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, que passou por atualizações.
Nesta versão, a possibilidade de justificar o voto é uma novidade, que vem para facilitar a vida dos eleitores. Com ela, quem não conseguir comparecer para votar, por estar fora do domicílio eleitoral, ou estiver impedido de ir à seção, precisa, apenas, preencher no app a justificativa à Justiça Eleitoral. E isso pode ser feito até 60 dias após a data da votação, que neste ano acontecerá nos dias 15 e 29 de novembro.
A justificativa eletrônica é, também, uma forma de evitar aglomerações e diminuir o risco de contágio do coronavírus, uma vez que o procedimento pode ser feito de casa.
Vale lembrar que justificar o voto é obrigatório. Quem deixa de votar por três eleições, não justifica e não paga as multas, tem o título de eleitor cancelado. O aplicativo E-título está disponível para download, de graça, na Google Play e na App Store.
Conteúdo MaisNews