Governo divulga novas regras para o BPC

Novas regras foram divulgadas pelo Governo Federal que ampliam a abrangência do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A aposentadoria paga para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, tem valor único de um salário-mínimo, R$ 1.045,00.
Tem direito ao BPC quem tem renda mensal per capta de 25% do salário mínimo, ou seja, cada pessoa que mora com o aposentado deve ter renda mensal menor que R$ 261,25.
A novidade agora é que poderá ser reduzido desta renda mensal bruta a compra de remédios, alimentação especial, fraldas e consultas médicas. Na prática, famílias com rendas altas, mas com despesas grandes poderão ter acesso ao benefício.
Outra novidade é que agora só será solicitada a documentação dos integrantes da família caso o INSS não consiga encontrar informações nos sistemas do Governo Federal, antes era preciso apresentar documentação de todos na hora de solicitar o benefício.
O INSS informou que pessoas com deficiência estarão sujeitas a constantes revisões, além disso, será verificado com frequência se a família está dentro da renda permitida para o BPC.
Imagem: Divulgação
Conteúdo MaisNews
Notícias Relacionadas
Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio; confira o que muda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória nº 1.294, que corrige a tabela progressiva do Imposto de Renda. Os novos valores passam a valer em maio deste ano, mas a mudança afeta apenas as declarações Leia Mais
Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que ampliará o programa para a classe média. Lançada há duas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nova categoria abrangerá famílias com renda mensal de Leia Mais