Antecipação de auxílio-doença é ampliada

Antecipação de auxílio-doença é ampliada

Publicado em: 26 ago, 2020 às 13:42

O Governo prorrogou o prazo para pedir a antecipação do auxílio-doença de quem aguarda a concessão do benefício. O prazo anterior era de 30 dias, e poderia ser solicitada uma antecipação no valor de um salário mínimo, R$ 1.045. Agora, o prazo é de até 60 dias. A antecipação serve para quem foi afastado do trabalho por motivos de saúde e não recebeu, por conta da pandemia, o auxílio-doença da Previdência.
Quem já havia solicitado a antecipação, poderá renovar a solicitação. Quem ainda não havia pedido, já vai antecipar dois meses. Porém, o INSS alerta que esse prazo só vale para quem teve a recomendação médica de afastamento de mais de 60 dias.
Quem teve recomendação menor vai receber de acordo com os dias parados. Por exemplo, no caso de afastamento por 20 dias vai receber aproximadamente 700 reais de auxílio antecipado.
O pedido de antecipação deve ser feito pelo site meu.inss.gov.br, ou pelo aplicativo de celular Meu INSS. Lá, o trabalhador deve anexar o atestado médico com as informações do período de afastamento, o motivo e os dados legíveis do médico.

Conteúdo MaisNews