Receita lança atendimento sobre CPF pelo Telegram
A Receita Federal inaugura nesta segunda-feira (3) atendimento de serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pelo Telegram. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.
Segundo a Receita, a iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e contribui para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo coronavírus.
Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento.
Estão disponíveis no novo canal serviços como:
– Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
– Segunda via de CPF;
– Informação do número do CPF;
– Consulta à situação cadastral; e
– Consulta ausência de DIRPF – Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).
Com informações de Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Foto: Divulgação/Receita Federal
Notícias Relacionadas
Desligamento de energia deixará Ipiranga FM fora do ar nesta sexta-feira (26)
A Copel comunicou que vai realizar desligamento de energia elétrica na próxima sexta-feira (26). A interrupção da energia é necessária para a realização de serviços de manutenção, melhoria e extensão da rede elétrica e atingirá a Rua Humberto Mayer, Leia Mais
Coleta de lixo eletrônico na Praça da Matriz acontecerá no sábado (27)
No próximo dia 27 de abril, a Praça da Matriz terá um ponto de coleta para lixo eletrônico. A iniciativa visa promover a correta destinação de eletroeletrônicos, pilhas e baterias, contribuindo para a preservação do meio ambiente e evitando Leia Mais