INSS altera regras para pagamento do 13° salário
O INSS estabeleceu novas regras para o pagamento do 13° salário a aposentados e pensionistas. O valor beneficia quem recebe auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
O pagamento, agora, será antecipado todos os anos automaticamente. Ou seja, sem a necessidade de que o governo federal edite uma nova autorização a cada exercício.
A partir do ano que vem, a primeira parcela será sempre paga entre o fim de agosto e o início de setembro. E a segunda parte do abono será quitada entre novembro e dezembro. As regras já foram publicadas no diário oficial da união.
Este ano, por causa da pandemia, o governo federal decidiu antecipar as duas parcelas. A primeira foi paga no começo de maio. E a segunda parte foi depositada em junho.
O decreto promove outras mudanças na previdência social. O texto acrescenta como segurados, na categoria de contribuinte individual, vários profissionais, como motoristas de aplicativos, artesãos e repentistas. Também passa a incluir como segurados os empregados sujeitos a contrato de trabalho intermitente.
Conteúdo MaisNews
Imagem: Reprodução
Notícias Relacionadas
Inmetro dá dicas aos pais para facilitar compra de material escolar
Como todo janeiro, a movimentação nas lojas de venda de material escolar aumenta. A procura por livros didáticos, cadernos e outros equipamentos, como lápis, canetas e borrachas, faz os pais e responsáveis a buscar os melhores preços e qualidade dos produtos. Leia Mais
IPVA 2025: contribuintes já podem emitir as guias de pagamento no Paraná
Os contribuintes paranaenses já podem emitir as guias de recolhimento (GR-PR) do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. O valor total lançado para este ano é de R$ 6,84 bilhões para uma base de 4 Leia Mais