Professora comenta sobre benefícios da atividade física
Fortalecimento ósseo e muscular, menores riscos de doenças cardíacas, melhora na circulação sanguínea e até estudos que abordam sobre o fortalecimento do sistema imunológico. Estes foram alguns dos benefícios citados pela professora de Educação Física Ariane Jensenn. “Muitas pessoas procuram a parte da musculação, academia mesmo, pensando geralmente em saúde e estética. Muitos vão pelo emagrecimento, mas o que é mais importante é a questão da saúde”, disse ela em entrevista ao Noticiário P7 2ª Edição.
A profissional também destacou a importância da atividade física para as crianças. “Eu acredito que quanto antes melhor. Algumas atividades na academia começamos a partir dos 4 anos, como por exemplo, a natação. Mas em casa mesmo é possível dar os estímulos a partir de uma brincadeira, um joguinho da memória, algo que trabalhe a coordenação… Como eu gosto de falar sempre; quanto antes eles aprenderem sobre isso, quanto antes souberem dos benefícios, eles vão levar para o resto da vida”, explicou Ariane.
A professora também lembrou que os exercícios físicos são essenciais em todas as fases da vida. Ela abordou sobre a terceira idade, por exemplo, como a prática pode ser inserida. “Essa questão dos idosos é muito interessante, para eles talvez sair de casa não é algo que eles gostam muito, mas o mais importante é: praticar algum exercício físico. Seja uma caminhada, alguns exercícios em casa, o próprio sentar e levantar já se torna muito válido para eles. Então sobre idade; até o máximo que você conseguir é importante”, disse ela.
Além de explicar os benefícios e importância da atividade física, Ariane abordou sobre o acompanhamento de um profissional da área e como isso contribui para o(a) aluno(a). “Todos os treinos são individualizados. Então o treino que é para mim, nem sempre é para o outro. Então essa é a importância em você ter um profissional de educação física te acompanhando. Você tem suas necessidades diferente do próximo”, explicou a professora.
A orientação e monitoramento do exercício também foram citados por Ariane. “A pessoa fazer atividade física em casa, claro é interessante, se ela não tem outra saída, mas sempre prezando muito pelo cuidado, pois estamos falando de saúde”, destacou;
Encontrar uma atividade que se identifique foi uma das sugestões dadas pela profissional para quem deseja começar a ter práticas mais saudáveis; outras dicas são:
- Traçar um objetivo
- Escolher algo que goste de fazer
- Manter a disciplina
- Ter algum amigo que o acompanhe
“Na nossa cidade temos muitos profissionais todos bons e capacitados. Procure sempre um profissional legalizado pelo CREF, na nossa academia é algo que gostamos de colocar para os nossos alunos que todos os professores estão legalizados. A partir disso, o profissional irá te dar uma dica, vai te ajudar e te direcionar a algo que te faça bem”, disse Ariane.
Texto e foto: Bruna Camargo
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais