Dia de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes destaca importância das denúncias
Nesta segunda-feira (18) comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças ou Adolescentes.
A Presidente do Conselho Tutelar de Palmeira Jaqueline Toczek Honório Ferreira explica que em muitos casos, o abuso é cometido por alguém do convívio da vítima. “O abuso sexual geralmente é praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possuem uma relação de confiança e que participa dentro do convívio familiar com ela”, relatou a Conselheira.
A presidente também destaca que a exploração acontece de quatro formas: prostituição, pornografia, redes de tráfico e o turismo com motivação sexual.
Para aplicabilidade da lei, considera-se criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos e aos adolescentes entre 12 e 18 anos de idade.
O trabalho do Conselho Tutelar envolve a ação de vários órgãos. Desde escuta qualificada com a psicóloga, encaminhamento para Delegacia através de relatório e Ministério Público, encaminhamento da criança ou adolescente para o IML e atendimento através do CREAS.
Jaqueline lembra a importância da denúncia no combate ao abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. “Qualquer um pode fazer essa denúncia. É muito importante que seja procurado o Conselho Tutelar da cidade, o Disque 100, 181, 190 e através da Delegacia também. As crianças e adolescentes que são alunos, também têm a escola, seus professores e diretor”, disse ela.
Outra questão essencial é observar o comportamento da criança ou adolescente. Qualquer mudança deve ser identificada, pois pode ser um sinal da violência.
As pessoas podem entrar em contato com o Conselho Tutelar através do 3909-5045 ou celular do plantão (42) 9 9946-1809.
Números
Dados do Sistema de Informação de Agravos (SINAM) mostram que em 2019, dos 40.551 mil casos notificados de violência interpessoal/autoprovocada no Paraná, 44,01% (17.863) envolveram crianças e adolescentes. No que se refere às notificações de violência sexual, os dados no Estado são alarmantes. Dos 4.326 registros, 76,9% (3.329) foram praticados contra crianças e adolescentes.
Neste ano, são 4,7 mil novas denúncias, que revelam que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes próximos das vítimas. Também em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.
Da redação com informações da Agência Estadual de Notícias
Notícias Relacionadas
Câmara Municipal homenageia Leo Clube de Palmeira com moção de aplausos
Na última semana, no dia 19 de novembro, a Câmara Municipal de Palmeira homenageou o Leo Clube de Palmeira com Moção de Aplausos, pelos relevantes serviços prestados na 1ª Feira da Mulher Empreendedora e Encontro de Carros Clássicos e Leia Mais
Copel alerta para cuidados na compra e instalação da decoração natalina
Com a aproximação do fim do ano, casas, condomínios, comércios e ruas ganham enfeites especiais. As luzes são parte essencial da decoração típica desta época do ano e, para garantir a segurança no uso da energia elétrica em ambientes Leia Mais
Troféus são furtados no Cine Teatro durante apresentação teatral
Ontem (24), Igor Moreira, ex-diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Palmeira, usou as redes sociais para relatar um incidente lamentável ocorrido no Cine Teatro Municipal. Após a realização de um espetáculo teatral, dois troféus pertencentes ao festival Leia Mais