Caso de zika em gestante alerta ainda mais para a importância do combate ao Aedes Aegypti

O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (28) pela Secretaria da Saúde do Paraná alerta para a confirmação de três casos de zika, sendo um caso registrado em uma gestante, na região Norte do estado, no município de Cambé. O caso é autóctone, foi registrado em uma mulher de 30 anos, diagnosticada no primeiro trimestre de gravidez e que teve resultado de exame sorológico cruzado para dengue e zika. A gestante está bem e segue com acompanhamento pré-natal na rede pública de saúde.
O zika durante a gravidez é preocupante, pois o vírus pode ser transmitido para o feto, podendo levar lesões cerebrais e neurológicas irreversíveis. A possibilidade desta transmissão só pode ser verificada entre a 18ª e a 20ª semana de gravidez, com a realização de exame de imagens.As medidas de prevenção e controle da zika são as mesmas da dengue e chikungunya e todas são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti; é a remoção dos criadouros do mosquito, eliminando os recipientes que possam acumular água.
O boletim semanal da Sesa confirma 142.098 casos de dengue no Estado. 338 municípios têm casos confirmados e até o momento o Estado registra 111 óbitos por dengue. Este monitoramento da dengue começou a ser feito em julho de 2019 e segue até julho de 2020.
Imagens e informações da Agência Estadual de Notícias
Notícias Relacionadas
Caminhada marca mês de conscientização do autismo em Palmeira
A cidade de Palmeira se prepara para um momento especial de sensibilização e união. Neste sábado (12), será realizada a 2ª edição da Caminhada pelo Autismo, em alusão ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Leia Mais