Em oito meses, Paraná registra mais de mil casos de sarampo
A Secretaria de Estado de Saúde divulgou mais um boletim sobre o sarampo. O Paraná tem 1002 casos acumulados da doença, desde agosto quando começou o monitoramento. São mais 58 casos, 15 deles confirmados a partir de 2 de abril, após a emissão do informe anterior. Outros 43 foram confirmados nos últimos dias, mas são casos que estavam em investigação há mais tempo.
As doses de vacina estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, que são reguladas pelos municípios. As pessoas entre seis meses de vida e 59 anos devem ser vacinadas. As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias recebem a dose zero. A população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 59 anos, uma dose.
A maior parte dos casos confirmados de sarampo (538) é de pessoas entre 20 e 29 anos. Outros 246 têm idade entre 10 e 19 anos; 47 casos têm idade entre 0 e nove anos de idade. Na faixa etária de 30 a 39 anos, foram registrados 116 casos. E entre 40 e 59 anos são 55 confirmações.
Investigação
Entre as informações disponíveis no Informe Epidemiológico está a que há 1881 casos em investigação. Esse número indica que há casos notificados e que ainda estão em análise. Como algumas das amostras de meses anteriores recebidas pelo Laboratório Central do Paraná não puderam ser testadas da forma mais comum para identificar o sarampo, que é IgM, que detecta o anticorpo, elas passaram a ser analisadas por outro método, o RT-PCR.
Este é o mesmo método, mesmo tipo de exame, que identifica o novo coronavírus e busca pelo vírus que transmite a doença. Por isso, em mais alguns meses os casos que estão em investigação serão processados e mais casos podem aparecer como confirmados mesmo que as pessoas já estejam curadas do sarampo.
Com informações da Agência Estadual de Notícias
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais