Prefeito diz que comércio permanece fechado e haverá toque de recolher em Palmeira

Prefeito diz que comércio permanece fechado e haverá toque de recolher em Palmeira

Publicado em: 3 abr, 2020 às 14:40

A permanência do comércio fechado e aplicação do toque de recolher no município serão medidas da administração municipal para conter a pandemia do coronavírus em Palmeira. O anúncio foi feito no Noticiário P7 desta sexta-feira (03) com a presença do Prefeito Edir Havrechaki, o Procurador Geral do Município Fernando Maciel e a Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (ACIP) Telma Albach Margraf.
Eles estiveram pela manhã (03) em uma reunião com representantes da Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Finanças, Procuradoria Jurídica, Ministério Público, Câmara de Vereadores e ACIP. “A decisão que nós tivemos lá será por coerência seguir as orientações técnicas do Estado. Talvez não fosse o que os comerciantes queriam ouvir nesse momento, mas nós vamos manter ainda o isolamento horizontal, o isolamento social e o fechamento do comércio de serviços não essenciais nesta próxima semana”, afirmou o Prefeito de Palmeira.
Edir contou que na próxima quinta-feira (09) haverá uma nova reunião em que será reavaliada a questão. Esta decisão segundo ele veio ao encontro da situação epidemiológica do município. Além do caso confirmado e outro em investigação, a informação da Vigilância Epidemiológica é de que existem 76 pacientes com síndromes respiratórias/gripais em monitoramento, sendo que 15 já receberam alta do isolamento domiciliar; 55 casos de monitoramento por viagens ao exterior e interestadual, destes 26 já foram liberados. Outro dado apresentado pela Secretaria de Saúde do município é a circulação constante de pessoas fora de Palmeira em virtude das rodovias BR 277 e PR 151 e o crescente número de crianças, adolescentes e idosos vindo de cidades vizinhas para área do interior realizar a quarentena.

Isolamento horizontal
Através de um decreto municipal, Palmeira está em isolamento horizontal desde o dia 23 de março. Edir lembrou durante a entrevista que os números da covid-19 são subestimados, uma vez que só são realizados exames em pacientes com sintomas respiratórios agudos. “Para mim é uma decisão muito difícil. Embora estejamos pautados em uma decisão técnica orientada pela Organização Mundial da Saúde, pelo Ministério Público e Secretaria de Saúde. Temos vários exemplos de cidades que não tomaram as devidas precauções quando necessárias e depois tiveram um número de mortes bastante elevado ou até mesmo daquele prefeito da Itália que viralizou pedindo desculpas por ter minimizado a pandemia e quando foi tomar as atitudes era tarde demais”, lembrou Havrechaki.

Comércio
A situação crítica do comércio foi destacada pelo Prefeito e pela Presidente da ACIP. Edir disse que reconhece as dificuldades enfrentadas pelo setor. “Sei que o comércio está sofrendo, o poder público também vai sofrer. Mas nós vamos ter que nos adequar a este momento e depois junto com todas as medidas que o governo federal e estadual e municipal vão adotar para minimizar a crise econômica. Aí sim será uma forma de mais união para possamos depois retomar a economia”, falou ele.
Telma destacou durante participação ao Noticiário P7 que todos as medidas possíveis foram debatidas na reunião. Como presidente da ACIP e empresária, ela falou sobre a complexidade deste cenário e se desculpou com comerciantes que esperavam a abertura dos estabelecimentos a partir da próxima semana. “Ponderamos todas as questões e chegamos à conclusão que realmente é preciso seguir por mais uma semana para evitar aglomerações. E por mais que tenha o questionamento que alguns setores estão aglomerando pessoas, serão instruídos e intensificados sobre a questão de comércios com aglomerações para que isso não ocorra e que fiquem em casa. Acatamos a decisão e pedimos desculpas, claro, para o comércio que estava esperando que pudesse abrir com as restrições e seguindo as questões de higiene”

Toque de recolher
Durante a entrevista o Procurador Geral do Município explicou como será o toque de recolher em Palmeira. Segundo ele, a medida valerá a partir de segunda (06) e o horário para restrição de pessoas nas ruas será das 22h às 5h. Ele lembrou que há exceções, como por exemplo, entregadores de delivery e pessoas que transitarão indo ou voltando para o trabalho. “Talvez haja alguma resistência, porém essa medida é necessária para o momento devido o grande número de descumprimento das últimas regras estabelecidas”, disse o Procurador.
Edir explicou que esta ação será realizada pela Polícia Militar. “Por que o toque de recolher? Justamente pela dificuldade da Vigilância de fazer cumprir o decreto. Muitos bares e comércios de entretenimento estavam trabalhando a portas fechadas, mas com aglomeração de pessoas. A Polícia Militar vai ter autonomia para estar entrando, fechando efetivamente e mandar as pessoas embora”, disse ele.
O Prefeito também destacou a importância das medidas de prevenção. “O vírus está aqui, ele está sendo transmitido de uma maneira até comunitária, a transmissão já é comunitária no Brasil todo. Importante que as pessoas s conscientizem e tomem todas as precauções”.

Fotos: Bruna Camargo