Secretária de Saúde fala sobre casos suspeitos e a confirmação de covid-19 em Palmeira
A Secretária de Saúde Fabiani Bach Czelusniak participou do Noticiário P7 desta quinta-feira (02) para atualizar sobre a situação da covid-19 em Palmeira.
De acordo com Fabiani, o morador de Witmarsum, primeiro caso confirmado no município, está em isolamento domiciliar. “Logo às 8h da manhã eu recebi informação das 3ª Regional de Saúde que um paciente masculino de 36 anos esteve em atendimento particular no Hospital do Rocio em Campo Largo na terça-feira (31) e realizou exames, inclusive teste para coronavírus e ontem (1°) no fim da tarde o laboratório liberou o resultado como confirmado para covid-19”.
A secretária ressaltou que todos os protocolos estão sendo seguido. “A família dele também está em isolamento, assim como pessoas que também trabalham com eles”, destacou ela.
Casos suspeitos
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente são quatro casos suspeitos e um caso descartado. “Fizemos cinco coletas e tivemos o descarte do primeiro paciente que coletamos na sexta-feira (27). Ontem saiu resultado negativo para covid-19 e permanecem mais quatro pacientes, isso porque ontem no fim da tarde realizamos mais uma coleta. Esses quatro pacientes encontram-se em isolamento ainda”, contou a Secretária.
Não há uma previsão da divulgação do resultado. O bebê de 11 meses está na Unidade de Tratamento de Intensiva (UTI) em Curitiba e os três idosos apresentam quadro estável e seguem internados em Palmeira, conforme informou a Secretária.
Pacientes em monitoramento
Além da confirmação e os casos suspeitos, Fabiani lembrou de 71 pacientes sintomáticos (com sintomas respiratórios) que estão com isolamento domiciliar.
Boletim da Sesa
Fabiani voltou a esclarecer que as informações estão desencontradas com as divulgadas no boletim da Secretaria do Estado da Saúde em que aparecem 3 casos suspeitos e 3 em investigação. Sobre os casos descartados, um deles é do senhor de 67 anos que a coleta foi feita na sexta-feira (27), outro seria da paciente que veio a óbito com positivo para H1N1, conforme a Secretária já havia explicado. “E esse terceiro caso descartado estou no aguardo da 3ª Regional de Saúde que pode se tratar de um paciente que tenha feito exame na rede particular”, explicou ela.
Foto: Arquivo Rádio Ipiranga/Bruna Camargo
Notícias Relacionadas
Novembro: Mês de conscientização sobre o Câncer de Próstata e Diabetes
Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo Leia Mais
Palmeira passa de cinco para oito casos de dengue na última semana
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou ontem (29) um boletim atualizado sobre a situação da dengue em Palmeira, evidenciando o aumento de três novos casos confirmados da doença na cidade. Segundo os dados, foram registradas 45 notificações de dengue, Leia Mais