Censo Demográfico é adiado para 2021

Censo Demográfico é adiado para 2021

Publicado em: 18 mar, 2020 às 9:14

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (17) que a realização do Censo Demográfico prevista para este ano foi adiada  para 2021 devido ao cenário de pandemia do covid-19 (coronavírus)
O concurso com 208 mil vagas destinado para a realização do levantamento foi suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.
De acordo com o IBGE, a decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, que é domiciliar e predominantemente presencial. O Censo Demográfico é realizado a cada 10 anos e possui abrangência nacional.
Segundo o órgão, a suspensão da pesquisa também leva em conta a impossibilidade de realizar o treinamento necessário para aqueles que iriam fazer a coleta dos dados.
Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

PNAD Contínua e índices de preços
O Instituto também decidiu pela suspensão da coleta domiciliar presencial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC) e do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI). O IBGE segue estudando alternativas para a realização da pesquisa de modo que não envolvam visitas a domicílios