Grupo Terno de Reis “Luz Divina” participa do Noticiário P7 desta segunda-feira (06)

Grupo Terno de Reis “Luz Divina” participa do Noticiário P7 desta segunda-feira (06)

Publicado em: 6 jan, 2020 às 16:28

Na data que se comemora o Dia dos Reis Magos o Noticiário P7 recebeu a presença do grupo Terno de Reis “Luz Divina” de Palmeira.
O mestre Orlando Ribeiro Batista, acompanhado de quatro integrantes foi o entrevistado desta segunda-feira (06). Ele contou sobre a trajetória do grupo que começou em 2018 e a união entre a fé e a música.
Logo que seu Orlando reassumiu a administração da comunidade de Benfica que tem o Divino Espírito Santo como padroeiro, ações começaram a ser realizadas para dinamizar este devoção e atrair mais pessoas à igreja. Começamos com algumas novidades em relação a visita da bandeira do Divino às casas em preparação para festa e também com o terço e cantorias relacionadas à devoção ao Divino Espírito Santo”, relatou ele.
Pesquisas sobre este tema começaram a fazer parte da rotina de Batista que localizou informações sobre a devoção em várias regiões do Brasil e também do mundo. “Encontrei também sobre as cantorias de Reis e pensei porque não lançar para o grupo do Divino, que já tinha umas nove membros, a ideia de criar um Terno de Reis”, lembrou o mestre.
Assim com intenção de dinamizar as novenas do Natal anunciando o nascimento do menino Jesus, foi criado o grupo com cantores e tocadores, que hoje possui 21 integrantes, incluindo crianças.

Nomes do grupo
Durante a entrevista Orlando explicou que o grupo possui dois nomes. De novembro até o Dia de Reis, com camisa azul e calça preta eles se apresentam como “Terno de Reis”.
O segundo momento acontece de fevereiro até a  festa do Divino, enquanto gruo “Mensageiros do Divino”. Desta vez com outro uniforme eles visitam às famílias em preparação para Pentecoste. “Então são dois momentos um como Terno de Reis e outro como Mensageiros do Divino, embora sejam os mesmo membros”, relatou Orlando.

Visitas
As visitas acontecem à noite e segundo Orlando, no primeiro ano foram 28 famílias que receberam a presença do grupo. Neste ano foram 52 famílias visitadas. Ele também lembrou que os a tradição foi levada para cidades próximas como Ponta Grossa, Campo Largo e Curitiba. “Temos mais pedidos para ano que vem. Então se continuar crescendo vamos ter que organizar de outra forma porque senão não damos contar de visitar todos”, contou ele.

Celebração
Para celebrar a data, acontece nesta segunda-feira (06) às 19h30 celebração dos Santos Reis na Igreja da Comunidade do Benfica e após uma confraternização partilhada. Assim, todos, em especial as famílias que receberam nas últimas semanas a visita do grupo, são convidados a participar deste momento.

Fotos: Bruna Camargo e Elder Scolimoski