Secretário de Finanças avalia ações do último ano e expectativa para 2020

O Secretário de Finanças do município Eloir José Voichicoski participou do Noticiário P7 desta sexta-feira (03). Na ocasião ele fez um balanço das atividades em 2019 e as expectativas para 2020.
Ao avaliar o ano de 2019, o cenário político foi lembrado por Eloir. “Tivemos um ano de bastante trabalho porque tivemos a transição de dois governos; estadual e federal. E principalmente o federal, a transição foi bastante acentuada, muitas mudanças e isso logicamente para nós interfere bastante”, explicou ele.
A relevância desta secretaria em gerir o dinheiro público e trabalhar com a destinação dos recursos para os demais setores da Prefeitura foram abordados durante a entrevista. “Nosso papel é receber os repasses, digerir e repassar para as demais secretarias da melhor maneira possível para que eles possam logicamente focar nas suas atividades”, pontuou Eloir.
Segundo ele no ano passado o município registrou uma melhora na arrecadação da receita corrente líquida. Em 2018 o valor foi em média de 87 milhões, já no ano passado foi arrecadado cerca de 97 milhões. “Porém a forma que esses repasses acabaram acontecendo ao município teve muita turbulência. Eles acabaram acontecendo em momentos em que o município teve muitas vezes arcar com recursos próprios aquelas fontes que são especificas de programas mantidas pelo estado ou governo federal. Então depois se recuperou isso, mas em um determinado momento o município teve que arcar isso com recursos próprios” , ressaltou o Secretário.
De acordo com Eloir a expectativa de receita corrente líquida para 2020 é de R$ 110 milhões. O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (IBTI) são recursos próprios de arrecadação. A taxa de lixo, por exemplo, refere-se a um recurso próprio de arrecadação.
Foto: Bruna Camargo
Notícias Relacionadas
Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio; confira o que muda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória nº 1.294, que corrige a tabela progressiva do Imposto de Renda. Os novos valores passam a valer em maio deste ano, mas a mudança afeta apenas as declarações Leia Mais
Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que ampliará o programa para a classe média. Lançada há duas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nova categoria abrangerá famílias com renda mensal de Leia Mais