Pessoas devem ficar atentas aos gastos de início de ano

Com 2020 se aproximando, chegam também as contas de início de ano, como IPVA, Seguro Obrigatório (DPVAT), material escolar, uniformes, e Imposto predial e Territorial Urbano (IPTU). Por isso, em especial nesta época, especialistas orientam o gasto consciente para que as dívidas não se acumulem ao longo do ano.
O IPVA e o seguro obrigatório, porém, devem ser pagos em janeiro, entre os dias 23 e 29 de janeiro. Para quem pagar à vista esse imposto incidente sobre veículo automotores, tem o desconto de 3%. Quem optar por fazer parcelado pode dividir em apenas três vezes, sendo a primeira parcela vencendo no mesmo dia do pagamento à vista, e a segunda parcela entre os dias 17 e 21 de fevereiro.
Quanto ao pagamento do seguro, ele deve ser quitado junto à primeira parcela, neste mês de janeiro, entre os dias 23 e 29. Em 2020, o governo não enviará o boleto e os proprietários devem imprimir ou ir até os bancos credenciados com o número do Renavam do veículo.
Em Palmeira o Secretário de Finanças do município Eloir José Voichicoski confirmou que o pagamento do IPTU será em 10 de março tanto para os contribuintes que optarem pelo parcelamento ou cota única, com desconto de 5%. Medida que deve aliviar os gastos de início de ano.
Janeiro também é conhecido pelas compras de materiais escolares para o início do ano letivo, previsto para fevereiro. A dica principal é a pesquisa entres os estabelecimentos e buscar descontos para os pagamentos à vista.
O cuidado para não fazer dívidas deve ser redobrado. Empréstimo pessoal, cheque especial e rotativo do cartão são opções com taxas de juros mais altas, justamente pela facilidade.
Um estudo realizado em 2017 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 59% dos consumidores, por exemplo, desconhecem as taxas que são cobradas pelas operadoras de cartão de crédito, em caso de atraso no pagamento.
Notícias Relacionadas
Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio; confira o que muda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a Medida Provisória nº 1.294, que corrige a tabela progressiva do Imposto de Renda. Os novos valores passam a valer em maio deste ano, mas a mudança afeta apenas as declarações Leia Mais
Conselho do FGTS aprova Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou a criação da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que ampliará o programa para a classe média. Lançada há duas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nova categoria abrangerá famílias com renda mensal de Leia Mais